Quando o assunto é inovação, o estado de São Paulo se destaca no cenário nacional. Isso é o que mostra o IBID (Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento), onde os paulistas terminaram 2025, mais uma vez, na liderança.
De acordo com o levantamento divulgado nesta semana, São Paulo alcançou índice de inovação 0,872. E isso representa três vezes acima da média do país, quando comparado a outros estados.
No ano passado, os dados foram melhores, chegando a 0,891. E isso foi 3,1 vezes acima da média do restante do país.
São Paulo mantém constância na liderança de inovação

Inclusive, o fato de São Paulo liderar o ranking de Inovação não chega a ser uma novidade. Isso porque, desde a criação da pesquisa, em 2014, o estado sempre se mantém na parte de cima da lista.
Atualmente, a média nacional é de 0,296, ou seja, o estado de São Paulo está bem acima da pontuação geral. Atualmente, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é o responsável pelo levantamento dos dados, através da Coordenação-Geral de Economia e Inovação.
Além disso, o IBID ainda mede e faz análises gerais do CT&I (desempenho dos ecossistemas locais de ciência, tecnologia e inovação). E vale para o país inteiro.
Essa pesquisa que coloca São Paulo no topo do país tem dois blocos grandes de análise. Um deles é o Contexto para a inovação, que avalia o ambiente e os fatores que facilitam ou dificultam a inovação em cada estado ou região. E o outro é o Resultado da inovação, que mede os efeitos concretos do processo inovador, como o número de marcas e patentes, a produção científica e o uso de novas tecnologias.
No caso, são sete áreas de temas principais, os pilares, e outros 21 aspectos (ou dimensões) específicos. Neste caso, se analisam outros 80 indicadores de estatística, que ajudam a formar os dados finais.
Estado lidera sete pilares
Neste ranking nacional de inovação, São Paulo está na frente em todos os sete pilares que formam os dados: Instituições, Capital humano, Infraestrutura, Economia, Negócios, Conhecimento e tecnologia e Economia criativa.
Depois, também está na frente em 38 indicadores, ou seja, 47,5% do total de 80. E o destaque é no grupo ‘Resultado’, com 20 dos 25 indicadores (80% do total).
Por fim, os demais estados do ranking de Inovação que estão acima da média do país são os seguintes: Santa Catarina (0,449), Paraná (0,413), Rio de Janeiro (0,410), Rio Grande do Sul (0,398) e Minas Gerais (0,368).








