A maquete do Novo Centro Administrativo do Governo do estado de São Paulo já é atração no hall de entrada do Palácio dos Bandeirantes. Desde esta última quinta-feira (4), essa réplica do futuro espaço já está disponível para os visitantes conhecerem.
Assim, o Novo Centro Administrativo do estado tem sua réplica fiel através do projeto arquitetônico. Inclusive, tem proporções e os detalhes exatos de como irá ficar.
Desta maneira, a ideia é que o público possa ver exatamente como será o novo complexo. Neste espaço, irão funcionar todas as secretarias e órgãos públicos estaduais e o local ficará no bairro Campos Elísios, região central de São Paulo.
Centro Administrativo ficará em lugar histórico

Além de reunir todos os servidores em um único lugar, o Novo Centro Administrativo também tem a proposta de revitalizar o Campos Elíseos. Essa região central é histórica e remete a um passado de muito progresso na capital paulista.
Assim, a maquete fica na área de visitação do Palácio dos Bandeirantes com possibilidade de observação em 360º. Com isso, as pessoas têm acesso ao visual arquitetônico e das áreas verdes do futuro projeto.
Esse novo lugar poderá gerar cerca de 38 mil empregos diretos e indiretos no período de construção. Além disso, terá mais 2.000 vagas após entrar em operação e terá a circulação de aproximadamente 22 mil servidores do estado de São Paulo.
Segundo o secretário de Projetos Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, a requalificação do centro de São Paulo é um sonho a ser realizado.
O Novo Centro Administrativo é um marco para São Paulo. A maquete mostra, em escala reduzida, mas de forma muito clara e precisa, como estamos construindo um projeto urbano que une eficiência da gestão pública, inclusão social e valorização do patrimônio histórico.
Maquete pesa meia tonelada
Ainda sobre a maquete do Novo Centro Administrativo de São Paulo, a mesma pesa cerca de meia tonelada, segundo o governo. E foi montada na escola 1:150, com 4×4 metros de medição, em um tamanho semelhante a uma sala de coworking de quatro ou cinco mesas de trabalho.
Essa maquete levou cerca de quatro meses para ficar pronta e teve 15 profissionais trabalhando. E mostra 140 prédios, com 10 imóveis detalhados e outros 17 tombados. Isso sem contar as cerca de 1.000 árvores miniatura.
Agora, o Novo Centro Administrativo real irá custar cerca de R$ 5,4 bilhões, com 288 mil metros quadrados. A construção deverá ficar pronta entre 2028 e 2028, através de PPP (Parceria Público-Privada).








