A nova sede administrativa do Governo de São Paulo começará, em breve, a sair do papel. E terá um custo estimado de, aproximadamente, R$ 5,4 bilhões, de acordo com as expectativas da própria administração estadual.
Nesta última semana, o CGPP (Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privada) autorizou a publicação de edital para o início das obras. E a nova sede administrativa do estado ganha um importante encaminhamento no período.
Agora, o processo passar por esse edital de licitação e, ainda, a modelagem final ofertada. E tudo deverá ser publicado ainda no primeiro semestre, com o leilão, provavelmente, até o final deste ano.
Sede administrativa já tem nome definido

Atualmente, a sede do governo do estado de São Paulo funciona no Palácio dos Bandeirantes. Com o novo empreendimento, irá para o chamado Centro Administrativo Campos Elísios.
Segundo o governo estadual, a ideia agora é centralizar algumas secretarias, além de órgãos ligados à administração pública. Isso porque, hoje em dia, os serviços estão descentralizados, o que dificulta a logística. Então, com a mudança futura, a expectativa é otimizar o trabalhar e garantir até mesmo mais qualidade de atendimento e de prestação de serviço.
Antes do edital, aconteceram duas consultas públicas, onde a população teve a oportunidade de opinar e sugerir novidades e mudanças. Inclusive, essas duas audiências geraram mais de 260 manifestações e apontamentos dos cidadãos.
Na nova sede administrativa, o governo de São Paulo deverá concentrar um total de 22 mil servidores. No momento, estes estão distribuídos por mais de 40 imóveis espalhados pela cidade.
Segundo o governo estadual, essa mudança de local de sede também prevê a melhora da economia da região. A perspectiva é restaurar 17 imóveis tombados, valorizar o comércio local e gerar mais de 38 mil empregos diretos e indiretos durante a obra.
Por fim, quando tudo tiver pronto, o comércio deverá gerar, aproximadamente, 2.200 novas vagas de trabalho. E a economia da região terá uma aceleração.
Concessionária ficará responsável pela obra
Para a construção da nova sede administrativa de São Paulo, a concessionária vencedora do leilão ficará responsável. Além disso, terá que realizar a obra seguindo também o projeto arquitetônico escolhido previamente.
O escritório Ópera Quatro Arquitetura venceu a escolha do projeto anteriormente. Assim, a obra deverá seguir os parâmetros do vencedor. Também vale lembrar que, na região, haverá alargamento de calçadas e melhor qualidade de vida para quem mora e frequenta a região da nova sede administrativa de São Paulo.







