Os ônibus elétricos são uma realidade no transporte público de São José dos Campos. Desse modo, a prefeitura espera ter 100% da frota eletrificada em até seis meses, ou seja, ainda neste ano.
Isso porque, na última sexta-feira (7), se concluiu a licitação para a locação de 400 ônibus elétricos. Assim, os futuros veículos ficarão responsáveis pelo transporte de passageiros urbanos na maior cidade do Vale do Paraíba. Atualmente, São José tem cerca de 700 mil habitantes, segundo os últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Empresa irá fornecer os ônibus elétricos

Agora, a empresa Green Energy S.A. será a responsável pelo fornecimento gradual dos novos ônibus elétricos em São José. Após a assinatura do contrato, teve que dar uma garantia de R$ 20,3 milhões (uma espécie de seguro), para garantir o cumprimento do acordo.
De acordo com a prefeitura, a ideia principal é que a cidade tenha 100% de seus ônibus totalmente eletrificados. Assim, os atuais veículos movidos a combustão passarão pelo processo de substituição. Ainda segundo a administração, a ideia é ter um sistema inovador na cidade.
“São José terá um sistema inovador, sendo a primeira cidade do país a ter frota totalmente elétrica, zero quilômetro, com menos emissão de poluentes, veículos modernos, com ar-condicionado, tecnologia embarcada, piso baixo e mais seguros para oferecer um serviço de qualidade à população”.
Para este processo, a promessa é de se ter mais opções de horários para o transporte, além de sustentabilidade. Isso sem contar a possível integração com vans do transporte alternativo e bicicletas.
Como serão os veículos
Segundo dados divulgados pela Urbam (Urbanizadora Municipal), responsável pelo processo de licitação, todos os ônibus virão equipados com ar-condicionado. E ainda terão outras funcionalidades que garantam maior segurança e conforto para os usuários do transporte público em São José dos Campos nos próximos anos.
Durante o período de vigência de contrato, a empresa vencedora da licitação também terá que cuidar da manutenção dos veículos. Inclusive, todos os ônibus alugados serão zero quilômetros.
Por fim, esse processo de licitação da Urbam vale apenas para os ônibus elétricos fornecidos pela empresa. Agora, tanto a operação quanto qual o sistema utilizado para o carregamento ainda serão feitos em outro edital pela prefeitura. Ao menos, os usuários em São José dos Campos já sabem que, nos próximos meses, terão veículos totalmente eletrificados, o que deverá gerar impacto positivo na qualidade do ar e na menor emissão de poluentes.








