A Operação Casa Limpa, em São José dos Campos, recolheu 1,7 toneladas de materiais diversos na manhã deste sábado (3). Os dados foram confirmados oficialmente pela prefeitura durante o dia.
Na prática, a Operação Casa Limpa tem como principal foco combater a proliferação da dengue em São José dos Campos. Isso porque entulhos são peças propícias para o mosquito Aedes aegypt depositar seus ovos.
Então, surgem as larvas, que se tornam mosquitos transmissores e geram a doença. Desde março do ano passado, a cidade está em situação de emergência por conta do mosquito.
Operação Casa Limpa atuou em duas regiões

Ainda segundo dados da prefeitura, a Operação Casa Limpa atuou em duas regiões de São José neste sábado. No caso, agentes de endemia estiveram nas zonas sul e leste da cidade, duas das que também têm os maiores números de casos.
Essa é a 16ª edição do evento, que colocou caminhões nas ruas a partir das 7h da manhã. Com isso, conseguiu levar objetos como baldes, garrafas, pneus, latas e outros produtos que, potencialmente, acumulam água parada.
Sem esses focos, o mosquito transmissor da dengue terá mais dificuldade em se reproduzir. Até agora, a maior cidade da região registrou uma morte pela doença em 2025, que aconteceu em fevereiro deste ano.
Segundo a administração, os moradores destas duas regiões colaboraram com os agentes. Inclusive, muitos deixaram o material devidamente separado na frente de casa, já na noite da última sexta-feira (2).
Pelos números divulgados, foram 790 quilos de objetos que se recolheu em bairros da região leste. Por sua vez, na zona sul o número foi um pouco maior, chegando a 980 quilos. Consequentemente, são menos focos de transmissão da doença que costuma ser mais grave em idosos e pessoas com comorbidades.
Mas, a prefeitura também informou que, no caso da Operação Casa Limpa, não retira objetos como madeira, móveis e restos de construções em geral. Neste caso, os moradores devem levar aos PEVs (Ponto de Entrega Voluntária), que recolhem esses produtos.
Números da dengue em São José
No ano passado, a cidade de São José dos Campos registrou 98 mil casos de dengue. Em 2025, com a Operação Casa Limpa em andamento, foram pouco mais de 2.800 notificações até a 17ª semana, segundo dados divulgados pelo Governo do Estado de São Paulo.
Caso veja algum objeto ou local que seja um potencial acumulador de mosquito da dengue, poderá chamar a prefeitura. Neste caso, vale ligar para o número 156, que é um auxílio à Operação Casa Limpa.








