A Operação Romeiros 2025 já começou no estado de São Paulo e, desde a última terça-feira (2), já existem 2.200 policiais disponíveis para fazer a segurança dos que fizerem dois dos diversos percursos previstos até Aparecida, no Vale do Paraíba.
No caso, o apoio vale para o percurso Mogi das Cruzes ou Águas da Praça. Essas são as conhecidas ‘rota da luz’ e ‘caminho da fé’, que farão parte da Operação Romeiros 2025.
Inclusive, houve um evento na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, em Aparecida, quando o governo entregou 22 viaturas novas para a PM (Polícia Militar). E houve ainda o anúncio do apoio logístico para o trajeto que é feito a pé
Operação Romeiros visa segurança

Agora, o principal motivo da Operação Romeiros 2025 é visar a segurança dos fiéis que vão a Aparecida na semana do dia 12 de outubro. Além dos riscos de assaltos e furtos, há problemas com acidentes, muitos deles fatais.
Isso por conta da grande quantidade de peregrinos que andam nas margens da rodovia Presidente Dutra. Mas, como muitos visitantes vão antes para o Santuário Nacional, houve antecipação da operação que acontece todos os anos em São Paulo.
Inclusive, o vice-governador do estado, Felicio Ramuth, que é do Vale do Paraíba e ex-prefeito de São José dos Campos, destacou a importância da medida. Segundo ele, é essencial ter esse apoio do estado.
Esse ano nós antecipamos o início da Operação Romeiros para setembro porque sabemos que alguns peregrinos começam a fazer o percurso até aqui antes de datas importantes, como em 12 de outubro. Eles poderão contar com as nossas forças de segurança, que tiveram o efetivo ampliado esse ano justamente para dar toda essa cobertura
Anualmente, milhares de pessoas se deslocam à cidade do Vale do Paraíba por devoção à Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. E é necessária uma logística robusta para o melhor atendimento.
Secretário aposta em maior proteção
Já o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou a necessidade de garantir essa tranquilidade na Operação Romeiros. E lembrou da importância da Polícia Militar na ação.
Cerca de 9 milhões de turistas passaram por aqui no ano passado e a tendência é que ainda mais pessoas cheguem até a cidade neste ano. Por isso, fizemos todo o planejamento operacional com o objetivo de fazer com que cada momento vivido aqui seja em plena segurança
Por fim, a Operação Romeiros 2025 ainda irá se estender aos fiéis que forem ao Santuário Frei Galvão, na Vizinha Guaratinguetá. E, ainda, aos que foram à comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista.








