O Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, ganha uma inédita visita guiada no próximo final de semana. Então, no sábado (26), o programa City Tour, da prefeitura da cidade, estará no local, que será também a véspera do aniversário de 101 anos do local.
De acordo com a prefeitura de São José, o City Tour no Parque Vicentina Aranha começa por volta das 9h. E se concentra inicialmente na portaria do local histórico.
Além disso, o serviço terá o apoio de guias, que irão contar um pouco da história do local. Segundo informações iniciais, a previsão de duração da visita guiada é de três horas.
Inscrições para visita ao Parque Vicentina Aranha

Ainda de acordo com a prefeitura de São José, é necessário fazer uns inscrição prévia para a visita ao Parque Vicentina Aranha. Neste caso, o mesmo deve acontecer até sexta-feira (25), com horário limite de 12h. E é possível fazer tanto pela central 156 quanto pelo email [email protected].
Para esse primeiro semestre de 2025, a prefeitura da cidade do Vale do Paraíba programa 13 passeios no programa City Tour, incluindo este do dia 26. Assim, a ideia é mostrar, sempre aos sábados, um pouco da cultura e da história da cidade.
E, dependendo do passeio, a prefeitura ainda oferece um ônibus apropriado para se deslocar entre um ponto e outro a ser visitado.
No caso do Parque Vicentina Aranha, um dos principais cartões postais da cidade, o modelo de city tour ainda é inédito. Até por conta disso, a expectativa é de que haja adesão de grande número de pessoas neste final de semana. Além disso, o passeio pelo antigo prédio é totalmente gratuito para quem se inscrever previamente.
Local é tomado pelo Patrimônio Histórico
O prédio do Parque Vicentina Aranha, que fica na região central de São José dos Campos, já foi tombado pelo pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos). Além disso, também recebeu o tombamento do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).
No total, esse espaço tem uma área de 84.500 metros quadrados, mas com 80% de área verde. Na parte de dentro, ainda há diversas pistas de caminhadas, usadas de forma gratuita, e pavilhões que inicialmente foram projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo.
A inauguração aconteceu em 27 de abril de 1924, através da Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. No começo, foi um dos principais centros do país e da América Latina para tratar a tuberculose.
Em São José, foi o primeiro sanatório, que durante muitos anos se tornou referência. Na época, a cidade era uma referência como estância climática e, por isso, considerada também ideal para o tratamento de doenças respiratórias. Desde 2007, o Parque Vicentina Aranha é aberto ao público.








