A Polícia Civil anunciou a troca de comando nas delegacias seccionais de São José dos Campos e Taubaté. A confirmação foi dada nesta terça-feira (11), pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do estado de São Paulo, após publicação no Diário Oficial.
Desta maneira, Marcos Ricardo Parra, que comandada a seccional da Polícia Civil em Taubaté, passa a comandar em São José dos Campos. Por sua vez, Fernando Schmidt de Paula passa a ser o novo comandante em Taubaté. Antes, o mesmo já tinha atuado em delegacias especializadas. Além disso, já tem experiência na Corregedoria da polícia paulista.
Criminalidade é desafio da Polícia Civil

Embora haja uma queda de 6% nos índices de violência em 2024 em relação a 2023, a região do Vale do Paraíba ainda lidera o ranking estadual. E esse apontamento é da própria Polícia Civil, que tem como missão tentar diminuir esses números.
Até por conta disso, os novos comandantes das duas seccionais terão um desafio a mais na busca por melhorias. Em todo o estado de São Paulo, onde estão São José e Taubaté, a RMVale tem índice de 11,71 mortes violentas. Isso por cada 100 mil habitantes.
Em São Paulo, a capital, o índice de mortes violentas está, atualmente, em 4,36 por 100 mil habitantes. E, considerando toda a Grande São Paulo, esse número sobe para 5,22. Ainda assim, menos da metade dos registros do Vale do Paraíba.
Entre janeiro e dezembro de 2025, as cidades do Vale do Paraíba registram 310 mortes violentas. Isso é 6% menos que o ano anterior, porém, ainda assim se considera um número elevado.
Outros dados
A Polícia Civil de São Paulo tem outros dados que indicam os altos números de criminalidade. No caso das mortes violentas, se considera o homicídio doloso (intencional) e os casos de latrocínio (roubo seguido de morte).
A região também teve queda em outros números, como o de roubos e furtos. Porém, como citado anteriormente, esses dados continuam altos e na liderança em relação a outras regiões paulistas.
Por exemplo, o número de roubos de veículos caiu de 701 em 2023 para 597 em 2024. Isso representa uma redução de 14,8%, segundo os dados divulgados pela Polícia Civil.
Já o número de furtos reduziu de 2.887 para 2.191, uma queda de 24,1%. Por outro lado, os casos de estupros subiram na região de São José e Taubaté. Segundo os dados da Polícia Civil, foram de 793 em 2023 para 810 em 2024, aumento de 2,14%.







