O Porto de São Sebastião, cidade do Litoral Norte do estado de São Paulo, faturou o Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol. Esse título serve para mostrar a eficiência de um determinado espaço quanto à emissão de gases do efeito estufa.
Além disso, essa é a primeira vez que o Porto de São Sebastião ganha esse prêmio de autoridade portuária. De acordo com os organizadores do Selo, este se trata de um certificado concedido apenas a quem colabora publicamente contra as emissões.
Na prática, é uma forma de manter um importante compromisso de redução de gases poluentes. Assim, contribui para conservar o meio ambiente, ainda mais em tempos de grave crise climática no mundo todo.
Selo contabiliza emissões associadas ao Porto de São Sebastião

Para se chegar ao resultado que premiou o Porto de São Sebastião, o Selo Prata levantou todas as emissões de gases estufa ligados ao espaço durante o ano-base de 2024. E reforçou a efetividade de tudo o que já foi feito, sem necessidade de compensar o que se emitiu durante este período.
Uma entidade só consegue ganhar o Sel Prata se tiver não apenas elaborado, mas também publicado um inventário. A diferença para o Selo Ouro é que este ainda conta com auditoria, feita de forma independente, por outra empresa.
E tudo isso precisa passar também por aprovação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Mas, segundo a direção do porto da cidade do Litoral Norte, já há essa perspectiva para 2026, quando a meta é tentar conquistar esse Selo Ouro.
Assim, ficará também mais próximo do necessário reconhecimento nacional e até internacional. Atualmente, o Porto de São Sebastião é um dos principais do país, recebendo navios petroleiros de todas as partes do mundo e servindo com um importante meio de desenvolvimento da região.
Presidente do porto destaca crescimento
Para o presidente do Porto de São Sebastião, Ernesto Sampaio, é necessário sempre agir de forma transparente. Até para ajudar a comunidade local.
Trabalhamos para que cada tonelada movimentada aqui seja resultado de uma operação mais limpa, eficiente e transparente. Esse reconhecimento nos motiva a avançar para o Selo Ouro e a continuar investindo em ações que beneficiem não apenas o porto, mas também toda a comunidade e o meio ambiente
Durante o ano passado, o Porto de São Sebastião teve movimento de 1,527 milhão de toneladas de carga. E isso foi um aumento de 48% em relação ao mesmo período de 2023.








