A prefeitura de São Paulo aposta na tecnologia 3D para restaurar postes históricos na região central da cidade. A ideia principal é garantir a conservação da memória nas redondezas.
Esses postes históricos, também conhecidos como postes da Light, surgiram no século 20 e sempre deram charme ao centro de São Paulo. Por isso, a necessidade de restauro minucioso é, também, uma aposta na revitalização do espaço.
Segundo dados da prefeitura, uma equipe técnica realiza manutenção em 20 equipamentos no Largo do Arouche e, também, na República. E a tecnologia 3D chega para ajudar na restauração e confecção de peças em caso de reposição.
Prefeitura já restaurou mais de 700 postes históricos

Segundo dados divulgados pela prefeitura de São Paulo, 711 postes históricos na capital paulistas já passaram por processo de recuperação. Isso desde o ano de 2018, quando o trabalho de restauração teve início na cidade.
“A recuperação destes postes é um processo complexo, que conta com equipes multidisciplinares, especializadas em análise estrutural, mecânica, solda, montagem, elétrica, moldagem, fabricação de peças e pintura”, diz a prefeitura, em seu site oficial.
E, por serem artigos raros, esse restauro precisa acontecer de forma minuciosa. E, no final, irá sempre garantir uma melhoria do ambiente. Inclusive, o poder público tem como desafio tentar melhorar o aspecto da região central de São Paulo, além de tentar minimizar a violência nesse espaço da capital paulista.
Primeiramente, os especialistas lixam os cabos, garantem uma nova tinta em seguida e evitam que o material enferruje. Mas, quando a parte de ferro precisa ser substituída, é a hora que a tecnologia 3D entra em cena.
Isso porque será possível fazer um escaneamento detalhado do material. E, com isso, a substituição acontecerá por outro produto totalmente igual, mantendo o aspecto original da região centra de São Paulo.
Postes surgiram em 1907
Esses postes históricos de São Paulo surgiram na cidade em 1907, ou seja, no início do século 20. E remetem os mais saudosistas a uma São Paulo mais ‘charmosa’.
Atualmente, os postes restaurados e prontos estão em diversos bairros, como na região do Museu do Ipiranga, no Viaduto Santa Ifigênia, na Rua Brigadeiro Tobias, na Avenida Prestes Maia e na Praça Pedro Lessa.
Mas, em algumas regiões, como o Pateo do Collegio, existem ainda os lampeões a gás, com 38 unidades e que existem desde o século 19, no ano de 1873. Assim, eles também passam por restauração, a exemplo dos postes históricos.








