O QualificaSP está com 3.455 vagas abertas para cursos de qualificação gratuitos no estado de São Paulo, até o próximo dia 17 de agosto. Este é um programa da SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), pasta vinculada ao governo do estado de São Paulo.
Na prática, o QualificaSP tem como principal objetivo recolocar as pessoas no mercado de trabalho. Até por conta disso, é um serviço totalmente gratuito para os interessados.
E as inscrições até o dia 17 devem ser feitas pelo site oficial do serviço. Atualmente, 39 cidades do estado de São Paulo oferecem esse programa, o que também pode ser consultado pela internet.
QualificaSP conta com professores especializados

De acordo com a SDE, todos os professores que atuam no programa QualificaSP são do sistema Sest/Senat e todas as aulas são feitas de forma presencial. Em algumas cidades, os serviços acontecem de forma descentralizada, ou seja, em mais de um lugar.
Ainda segundo o programa, os interessados ainda têm três turnos para escolher. Assim, é possível se qualificar de manhã, à tarde e, também, à noite. Inclusive, quem ainda nunca trabalhou, também pode se inscrever nos cursos e valorizar o próprio currículo, adquirindo novas experiências.
Tanto é que o programa estadual tem duas modalidades, a ‘Novo Emprego’ e a ‘Meu Primeiro emprego’. No primeiro caso, vale para pessoas acima dos 16 anos. E, no momento, se oferecem os seguintes cursos:
As vagas estão distribuídas entre duas modalidades do programa: Almoxarife (205 vagas), Gestão de Pessoas (210 vagas), Gestão Financeira (60 vagas) e Logística (505 vagas). Voltado a jovens e adultos a partir de 186 anos Operador de Empilhadeira (1625 vagas) e Capacitação de Motorista (30 vagas).
No Meu Primeiro Emprego, só podem participar jovens de 16 a 24 anos, que nunca trabalharam. Neste caso, os cursos com vagas abertas são de Auxiliar Administrativo (475 vagas), Inglês (165 vagas) e Pacote de Informática (180 vagas).
Demandas determinam cursos
Segundo a QualificaSP, esses cursos foram escolhidos por conta da demanda estadual do mercado. Com isso, o candidato terá o aprendizado e qualificação voltados para o que o mercado de trabalho mais pede no momento.
E, caso haja mais interessados do que vagas abertas, a prioridade será para menores de idade e pessoal com deficiência. Os classificados serão chamados por email e devem fazer a matrícula entre os dias 18 e 23 de agosto. Por fim, as aulas do QualificaSP começam no dia 25 de agosto. Para conseguir o certificado de conclusão, precisa frequentar ao menos 75% do curso.








