O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda é pago nesta sexta-feira (30) deste o início da madrugada. E, segundo a Receita Federal, esse lote inicial é maior já pago da história.
Isso porque 6.257.108 contribuintes irão receber a restituição do Imposto de Renda nesta primeira leva. No total, o reembolso para as pessoas será em torno de R$ 11 bilhões.
Desta maneira, esses contribuintes que tiveram descontos no ano passado durante o pagamento, recebem de volta ao menos uma parte. E, em 2025, os números foram os maiores de todos os tempos.
Restituição contempla lotes residuais

No entanto, ainda segundo a Receita Federal, a restituição consumada nesta sexta-feira também contempla lotes residuais. Neste caso, são valores de anos anteriores que, por alguma razão, os contribuintes ainda não haviam recebido.
Nesta primeira leva, 2.375.076 contribuintes do Imposto de Renda receberam por optarem pela declaração pré-preenchida de forma simultânea com o pagamento via Pix. Depois, os idosos entre 60 e 79 anos que receberam agora totalizam 2.346.445.
Ainda na lista de prioridades, 1.096.168 profissionais que vivem do magistério também já receberam. Em seguida, 240.081 idosos com mais de 80 anos também estão com o dinheiro na conta, seguidos por 199.338 que têm algum tipo de deficiência física ou mental, além de doença grave.
Inclusive, a prioridade para quem optou pelo pix e a declaração online é uma novidade em 2025. Embora o pagamento seja feito nesta sexta, as consultas ficaram disponíveis já desde a sexta-feira anterior, no dia 23 de maio.
Quem ainda não recebeu, pode entrar no site da Receita e clicar em ‘Meu Imposto de Renda’, antes de clicar em ‘Restituição’. Neste caso, muito irão receber no segundo lote, previso para o dia 30 de junho.
Para quem está com a declaração regularizada e sem pendências, aparecerá a frase: “Processado. Em fila de restituição”. Quanto mais cedo fizer a declaração, mais cedo irá receber o dinheiro.
Lote da malha fina
Caso tenha algum erro de informação ou inconsistência, não receberá a restituição do Imposto de Renda. Além disso, terá que se explicar com a Receita Federal e fazer a chamada declaração retificadora, para corrigir esses eventuais erros, que muitas vezes acontecem sem querer por parte do contribuinte.
No total, a restituição do Imposto de Renda em 2025 terá cinco lotes. E o último deles está previsto para o final de setembro, contemplando aqueles que deixaram para declarar o imposto perto do prazo final, que é esta sexta-feira, dia 30.








