São José dos Campos ampliou em 42,6% a quantidade de câmeras de segurança e monitoramento do CSI (Centro de Segurança e Inteligência). Esses dados são em comparação ao ano anterior e são oficiais da prefeitura nesta semana.
De acordo com os dados oficiais, o CSI agora conta com 1.691 câmeras de segurança e monitoramento. Desde o início dos trabalhos, já se atendeu mais de 3.000 ocorrências atendidas. E, no período, conseguiu a prisão de 1.488 suspeitos e ainda recuperou 714 carros roubados na maior cidade do Vale do Paraíba.
Programa com câmeras de segurança surge em 2017

Atualmente, as câmeras de segurança em São José estão sob os cuidados do programa São José Unida. Esse trabalho surgiu em 2017 e, segundo a prefeitura, ajuda a reduzir os índices de ocorrências criminais na cidade.
Por exemplo, o São José Unida ficou o responsável pelo monitoramento do carnaval deste ano. Na oportunidade, mais de 140 mil pessoas curtiram os quatro dias de folia, com relativa tranquilidade.
Segundo os dados, de janeiro a dezembro de 2016, um ano antes do programa, teve uma quantidade de homicídios 68,9% maior que o mesmo período de 2024. Além disso, os roubos de veículo naquele ano foram 83,4% maiores que em 2024.
De acordo com Marcos Ricardo Parra, delegado seccional de polícia, os números são positivos. Ele assumiu o cargo há algumas semanas.
“Nunca vi esse nível de engajamento em âmbito municipal. Os números comprovam os resultados, e essa reunião já começou demonstrando a queda nos índices. Estou orgulhoso e ainda mais motivado por estar nesta cidade.”
Região terá reforço de policiais
Em evento da São José Unida na última terça-feira (25), o delegado do Deinter, Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga, ainda anunciou que haverá reforço de servidores. Assim, além das câmeras de segurança, a região de São José terá novos policiais.
Segundo ele, serão mais 40 escrivães, 90 investigadores e outros 20 delegados. No entanto, essa quantidade se distribuirá entre todas as cidades da região administrativa do Vale do Paraíba, que hoje é uma região metropolitana.
Com isso, o serviço de combate ao crime em São José dos Campos deverá ficar mais reforçado. “A cidade funciona. As respostas são rápidas graças à união das forças e à comunicação efetiva”, disse o delegado nesta semana.
Enfim, as câmeras de segurança são mais uma peça na segurança pública em São José. E a expectativa é reduzir ainda mais a quantidade de problemas na cidade que chega aos 700 mil habitantes.








