O bairro da República, na região central de São Paulo, terá investimento de R$ 36,6 milhões e passará por uma ‘requalificação’. Os valores foram divulgados pela prefeitura, que aposta na revitalização dessa região histórica da capital paulista.
E esse processo de revitalização na República começa com a reforma das calçadas históricas do bairro de São Paulo. Com isso, a expectativa é dar nova ‘vida’ ao espaço, melhorando os calçadões locais.
Consequentemente, se espera aumentar a sensação de segurança da região e, principalmente, levar o público de volta ao centro. Então, os próprios comerciantes do bairro terão maior rendimento e melhor possibilidade de crescimento nos próximos anos.
República ganhará vitalidade, diz prefeitura

Agora, a expectativa da prefeitura é que o bairro da República ganhe ainda mais vitalidade. E isso deverá, inclusive, atrair não apenas moradores da capital paulista, mas até mesmo visitantes de outros lugares, curiosos para conhecerem uma região que tem muita história, mas que atualmente está muito degradada.
Segundo os dados divulgados pela administração, esse processo irá cobrir cerca de 37,7 mil metros quadrados. No caso, serão 12 vias, como as ruas 24 de Maio, Barão de Itapetininga, Gabus Meses, Dom José de Barros, Basílio da Gama e outras.
Mas, o projeto prometido pela prefeitura não para por aí. Isso porque também deverá reformar as calçadas de outras avenidas famosas, como as imortais São João e Ipiranga, entre as mais conhecidas da cidade e que já viraram refrão de música famosa.
E o prazo para a conclusão do projeto, segundo a prefeitura, é de aproximadamente 14 meses. Além disso, quando ficar pronta, a expectativa é que a obra beneficie cerca de dois milhões de pessoas que frequentam essa região da capital do estado de São Paulo.
Atualmente, a cidade tem cerca de 12 milhões de habitantes. E, considerando toda a região metropolitana, são mais de 20 milhões de moradores, além dos frequentadores no dia a dia.
Cidade que centro mais ‘humano’
Uma das principais argumentações da prefeitura para a reforma do bairro da República é a humanização. Além disso, quer deixar a região mais funcional e bonita, tanto para moradores quanto para visitantes ocasionais.
Com isso, alguns pontos importantes como paisagismo remodelado novos mobiliários urbanos, a repaginada terá efeito. Neste novo projeto, existe também a perspectiva de novas placas de sinalização para turistas.
Por fim, a modernização da República torna o local um ponto estratégico para as atividades culturais. Além, é claro, de trazer bares, restaurantes e uma vida mais movimentada na região, que hoje sofre com a degradação.








