Em balanço que divulgou nesta semana, a prefeitura de São Paulo comemorou os números da coleta de entulho na cidade. Isso porque, no período de cinco anos, o município dobrou a quantidade de resíduos que se recolheu nas ruas da cidade.
Na prática, a Operação Cata-Bagulho coletou 39,7 mil toneladas de produtos em 2020. Mas, passou das 80 mil o final de 2024. Apenas em janeiro de 2025, conseguiu coletar cerca de 8.000 toneladas de produtos em geral.
Assim, há também uma perspectiva de melhora ainda maior na coleta de produtos. Mas, mostra também uma participação maior e conscientização das pessoas sobre a importância do descarte correto.
Coleta de entulhos funciona desde 2007

Atualmente, a Operação Cata-Bagulho da prefeitura de São Paulo está com 18 anos. Isso porque o serviço começou em 2007 e virou uma alternativa das mais interessantes para a melhor destinação do entulho do dia a dia.
De acordo com a prefeitura, ao menos uma vez por mês, a operação Cata-Bagulho age pelas principais ruas da cidade. E o principal objetivo é evitar que a população descarte itens em locais inapropriados. Além disso, a prefeitura ainda poderá destinar muito do que se coleta para a reciclagem.
Durante os dias de ação, a Operação Cata-Bagulho recolhe produtos dos mais diversificados. Por exemplo, é o caso de colchões, eletrodomésticos quebrados, móveis velhos sofás e outros itens que muitos moradores abandonam em local proibido.
Entre outras coisas, esses objetos entopem bueiros e prejudicam a vasão de água. Em muitas situações, causam alagamentos e enchentes durante período de chuva.
Mas, a prefeitura também orienta os moradores a saber separar os objetos. Por exemplo, materiais cortantes, como cacos de vidro, precisam de uma embalagem adequada. Com isso, os coletadores não irá se machucar com os produtos.
Existe até mesmo a possibilidade de consultar a programação do Cata-Bagulho. Com isso, fica mais fácil para se programar. O secretário executivo de Limpeza Urbana, Osmário Ferreira da Silva, defende o programa.
“Esse é o reflexo da intensificação das ações de conscientização ambiental que promovemos, através das ações porta a porta. Os munícipes, por sua vez, conhecendo e entendendo como funcionam os serviços da Prefeitura de São Paulo, podem colaborar com a Operação Cata-Bagulho”
Descarte irregular gera multa
Atualmente, uma lei da prefeitura de São Paulo revê multas que vão até a R$ 25 mil em caso de descarte irregular de lixo. Em casos mais graves, prevê até mesmo a detenção do infrator. Além disso, outros moradores podem ajudar a prefeitura e denunciar os infratores. Neste caso, devem ligar para o número 153.








