As escolas estaduais de São Paulo tiveram, em agosto de 2025, cerca de 144 mil alunos a mais em sala de aula todos os dias em relação ao mesmo período de 2023. Esses dados foram divulgados pela Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) neste final de semana.
Segundo o governo paulista, o sistema de busca ativa criado há dois anos e o aplicativo batizado de ‘Sala do Futuro’ foram alguns dos responsáveis pelos números. Isso porque são ferramentas que ajudam os pais a acompanhar as faltas dos alunos.
Com isso, o índice de frequência escolar saltou de 81% em agosto de 2023 para 85,8% em agosto de 2025. E isso representa, em números absolutos, um total de 3 milhões de estudantes.
Presença de alunos cresce entre 2023 e 2024

Considerando o recorte entre agosto de 2023 e agosto de 2024, a Secretaria de Educação anunciou o alcance de 81 mil alunos a mais dentro das salas de aula. Isso considerando os dados de todos os dias.
Agora, com os dados de 2025, o estado se torna ainda mais otimista. E espera novos avanços para a conclusão do segundo semestre.
Segundo o secretário de Educação de São Paulo, Renato Feder, a melhora na comunicação entre pais e responsáveis pelas ferramentas foi fundamental. E aposta na melhora da frequência dos estudantes nos próximos anos às aulas.
No ano passado, nós já havíamos registrado um aumento da frequência no mês de agosto de 2023 para 83,7% em 2024 e esse crescimento tem se mantido. Além das ações de busca ativa, implantadas em agosto do primeiro ano de gestão, neste ano ampliamos as possibilidades de comunicação com os pais e responsáveis com a ferramenta Sala do Futuro, que pode ser acessada por meio de aplicativo ou site, e neste espaço eles conseguem verificar o boletim escolar de seus filhos, se eles conquistaram medalhas nas nossas olimpíadas do conhecimento e se eles faltaram às aulas
Pais podem acessar aplicativo
A ferramenta Sala do Futuro é uma aposta do governo do estado para se tornar aliada dos pais de alunos das escolas estaduais. Isso porque os responsáveis podem acessar o aplicativo e nem precisam usar dados móveis, desde que sejam clientes da Claro e da Vivo.
E o login e senha são os mesmos que se utiliza para ter acesso à SED (Secretaria Escolar Digital). Com, isso também facilita o dia a dia.
Segundo a Seduc, esse aplicativo permito que os pais dos alunos vejam a freqüência escolar dos mesmos. Além disso, permite que se justifique as ausências e, por fim, se possa conferir os boletins para saber das notas dos filhos.
No caso do busca ativa, as ações são obrigatórias quando o aluno tem a partir de três faltas seguidas sem justificativa. Por isso, se tornou uma ferramenta de evitar a evasão e o abandono escolar.








