O ‘Terreno das Vaquinhas’, em São José dos Campos, está com os dias contados. Afinal de contas, o espaço na região do Jardim Aquarius irá dar lugar a um grande condomínio de casas e área comercial.
Agora, as obras no Terreno das Vaquinhas já começaram em sua fase 1, preliminar. A previsão é que tudo fique pronto em até oito anos, dentro de um ambicioso projeto na maior cidade do Vale do Paraíba.
Por enquanto, o foco é na infraestrutura da área, uma das mais cobiçadas na cidade. Isso porque se trata de uma região nobre de São José e bastante visada por construtora e empresários.
Terreno das Vaquinhas terá bairro planejado

Para os próximos anos, o espaço do Terreno das Vaquinhas irá se tornar um bairro planejado. E a ideia é aposta em conceitos mistos urbanos, como uso comercial, residencial e de lazer.
Esse novo bairro terá o nome de ‘Parque Una São José dos Campos’ e a idealização é da Idealiza Cidades. Nesta fase inicial de planejamento do projeto, as obras focam na região da avenida Cassiano Ricardo.
Segundo os empreendedores, a expectativa inicial é que se demore três anos para obras como abertura de ruas, saneamento, pavimentação e a instalação de iluminação e galeria de água pluvial. Outros equipamentos também farão parte do empreendimento, com custo estimado em R$ 120 milhões.
Em termos de números, o Terreno das Vaquinhas irá abrigar 131 casas, além de prédios residenciais e comerciais. Mas, pelo projeto inicial, também haverá um parque e muitas áreas verdes, até como forma de compensar o excesso de casas no local.
Essa área tem 560 mil metros quadrados e as entregas acontecem em três anos, cinco anos e, depois, no oitavo e último ano de obras. Enfim, é um local que ainda irá demorar alguns anos para se consolidar completamente. Por fim, há previsão de se ter mais 12 lotes comerciais.
Obra terá contrapartidas
Por conta do impacto viário e ambiental, a prefeitura exige algumas contrapartidas dos empreendedores. Durante a obra, a ideia é construir vias extras na Avenida Cassiano Ricardo, o principal corredor viário da região.
A segunda fase da obra no novo bairro irá contemplar o parque com as áreas verdes. Entre outras coisas, o Terreno das Vaquinhas contará ainda com um mirante voltado à Serra da Mantiqueira.
Além de tudo isso, a proposta é plantar 10 mil árvores nativas da região. E transformar o Terreno das Vaquinhas em uma referência de planejamento, embora haja também quem critique e tema um grande impacto ambiental.








