São José dos Campos poderá ganhar um TIC (Trem Intercidades), ligando o município do Vale do Paraíba a São Paulo. Isso é o que garantiu o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), nesta última quinta-feira (17).
O governador esteve em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, e atendeu aos jornalistas. No entanto, ainda não há um prazo certo para o início da implantação desse Trem Intercidades.
Mas, esse sonho é antigo dos moradores da maior cidade do Vale do Paraíba. Afinal de contas, muitos moradores da região trabalham na Capital e, nem sempre, o trânsito colabora, principalmente nos chamados horários de pico.
Campinas tem o primeiro Trem Intercidades

Por enquanto, apenas Campinas é contemplada com o Trem Intercidades. No momento, o trecho entre a cidade do interior e a capital do estado está em andamento.
Assim, é uma expectativa de encurtar trajetos e, ainda, desafogar o trânsito nas rodovias da região. Depois, o governo do estado tem o plano de fazer o mesmo com Sorocaba, outra cidade que fica relativamente próxima e se beneficiará com o novo sistema de transportes previsto.
Segundo o governador de São Paulo, os meios de transporte através das ferrovias será uma alternativa importante. E levará as pessoas com mais conforto e agilidades aos seus destinos no estado mais populoso do país.
“Estamos investindo muito no transporte ferroviário e o TIC vai melhorar a mobilidade entre grandes regiões e a capital”
Por enquanto, ainda não existe um projeto fechado para o Trem Intercidades em São José dos Campos e nem onde seria o ponto de partida. Ao menos, já existe essa expectativa dada pelo governador, até por conta do início das obras em Campinas.
Atualmente, o Vale do Paraíba tem uma extensa malha ferroviária, mas que pouco se utiliza. No caso, apenas leva cargas de empresas de logística, sem transporte de passageiros.
Governador promete trem em Santo Antônio
Ainda em sua visita a Campos do Jordão, o governador Tarcísio de Freitas também falou de mais coisas. Isso além do trem intercidades.
Na oportunidade, ainda citou a possibilidade de se ampliar o trem turístico de Campos do Jordão. Segundo ele, a ideia é levar também a Santo Antônio do Pinhal, cidade vizinha que se beneficia do forte fluxo de turistas em Campos.
Para isso, será necessário realizar uma consulta pública nos próximos meses. Depois disso, se dará todo o início ao processo, do mesmo modo que acontecerá com o Trem Intercidades.








