A cidade de Ubatuba, no Litoral Norte, tenta retomar à normalidade após as fortes chuvas que atingiram a região entre sexta-feira (4) e sábado (5) na região do Vale do Paraíba. No entanto, alguns bairros que ficaram alagados ainda contabilizam os prejuízos causados pela água.
Por exemplo, o bairro Folha Seca ficou sem acesso no final de semana para os moradores. Apenas na manhã deste domingo (6), quando a água baixou, se tornou possível melhorar o fluxo na região. Agora, os moradores ainda contabilizam os prejuízos causados pelo tempo ruim e até atípico para esta época do ano.
Famílias em Ubatuba voltam para casa

Além disso, diversas famílias que ficaram desalojadas, dormiram em escolas municipais da cidade durante esse período. No entanto, de acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil do município, eles já começaram a voltar para suas residências.
Um dos principais problemas foi com a ponte na estrada da Folha Seca, que ficou comprometida em sua estrutura. No entanto, a prefeitura também iniciou o reparo do local para melhorar o fluxo de pessoas na região, que ficou ilhada neste final de semana.
Apesar dos problemas, uma boa notícia: a Defesa Civil da cidade do Litoral Norte informou que não será preciso criar abrigos provisórios no Folha Seca. E os moradores poderão continuar ou voltar para suas casas ainda neste domingo. Assim, deverão iniciar a semana dentro de uma relativa normalidade.
De acordo com os dados divulgados pela meteorologia, Ubatuba foi a cidade que mais registrou precipitações neste final de semana. Por exemplo, em período de 24 horas, teve 160 milímetros de chuva, um recorde neste período em todo o estado de São Paulo.
E, nas últimas 24 horas, foram mais 138 milímetros de água, o que causou os problemas em alguns bairros. Em outro bairro, no Taquaral, 12 pessoas que moravam em uma residência precisavam deixar a casa. Inclusive, havia uma criança de 4 anos e idoso de 66 anos, que foram para o abrigo provisório em uma escola. Contudo, eles já podem retornar.
Outros registros na cidade
Ainda em Ubatuba, a Defesa Civil registrou queda de, ao menos, 15 árvores pelos bairros da cidade. Inclusive, alguns bairros mais conhecidos dos turistas, como Toninhas e Itamambuca, que agora vivem o período de baixa temporada.
Por fim, a antiga serra na Rodovia dos Tamoios, que liga São José dos Campos ao Litoral Norte, passou por interdição na noite de sexta-feira. No caso, a medida aconteceu por conta da ameaça de queda de barreiras na região.








