São José dos Campos aplicou 1.624 doses de vacina neste sábado (10), durante o chamado ‘Dia D da Vacinação’. Na oportunidade, a prefeitura abriu 11 UBSs (Unidade Básica de Saúde) Resolve para atender a demanda.
Na oportunidade, 1144 dessas doses de vacina foram voltadas para a influenza (gripe). Inclusive, nesta época do ano, essa é uma das maiores preocupações das autoridades de segurança do município.
Segundo dados divulgados pela prefeitura, a ação durou cinco horas e aconteceu das 9h30 às 14h30. E moradores de todas as regiões da cidade foram contemplados com a ação que visa imunizar as pessoas contra diversos tipos de doença, principalmente a gripe.
Vacina foca grupo prioritários

Embora a vacina aplicada neste sábado fosse para todas as pessoas, o foco principal esteve em cima dos grupos prioritários. Ou seja, pessoas com mais de 60 anos e pessoas com algum tipo de comorbidade grave.
Outro ponto importante do Dia D foi a atualização da carteira vacinal de rotina. Neste dia, foi possível também garantir que aquelas doses atrasadas fossem atualizadas, para outras doenças.
E, nos postinhos, os moradores elogiaram a ação, até por ser no final de semana. “Trouxe meu filho para tomar as vacinas da febre amarela e da gripe. Este evento é perfeito para quem não consegue vir durante a semana”, disse a contadora Marcela dos Santos Almeida Barbosa, ao site oficial da prefeitura. Na oportunidade, ela foi à UBS Resolve do Parque Industrial.
Além do Parque, receberam o Dia D da vacinação as UBSs dos bairros: Jardim Satélite, Campo dos Alemães, Jardim das Indústrias, Putim, Novo Horizonte, Eugênio de Melo, Campos de São José, Santana, Vila Paiva e Centro 1.
Neste final de semana, por ter atendimento em todas as unidades, também houve a possibilidade de ser uma aplicação mais rápida. E se registrou filas menores nas unidades de saúde da cidade, que tem 700 mil habitantes.
Campanha antecipada desde abril
No entanto, a campanha de vacina em São José acontece de forma antecipada desde o dia 1º de abril. Neste caso, a aplicação das doses acontece em 50 pontos da cidade, sempre de segunda a sexta-feira.
De acordo com os dados da prefeitura, sem contar as aplicações de sábado, houve imunização de 69.790 pessoas, ou seja, 23,14% do público-alvo de 301.585 moradores da cidade.
Enfim, a ainda é necessário que mais pessoas busquem os postos de vacina em São José dos Campos. Assim, terão a proteção adequada contra diversos tipos de doença.








