São José dos Campos quer fortalecer o cinema e a cultura audiovisual na maior cidade do Vale do Paraíba. Para isso, aposta na SJC Fil Commission, uma iniciativa que mira facilitar a produção não apenas de filmes, mas de séries, clipes, documentários e tudo que movimente o setor.
Na prática, esse setor que visa melhorar o cinema em São José será feito em parceria entre a prefeitura e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Esse órgão também é ligado à administração municipal.
Projeto tenta ser facilitador do cinema

De acordo com a FCCR, a principal meta da SJC Film Commission é servir como um facilitador na cadeia produtiva no setor. Com isso, o cinema joseense terá todo o apoio técnico necessário, além de logística.
Outro ponto a ser criado é um banco de dados com nomes de profissionais e demais fornecedores do setor. Por exemplo, restaurantes, hotéis e empresas dos mais diversos segmentos, que poderão contribuir.
Segundo a prefeitura, isso também faz parte do Plano de Gestão 2025-2028. E quer ser uma referência nacional quando o assunto é criação audiovisual.
Agora, São José deverá ter, em breve, uma espécie de balcão de atendimento personalizado. E o futuro espaço irá servir produtores do município e de até outros locais da região. Na pratica, irá auxiliar em diversas frentes para melhorar o setor na região.
Ainda nas iniciativas previstas para o cinema joseense está a criação de um catálogo digital. Esse artigo disponível na internet ficará responsável por mostrar cenários rurais e urbanos de São José.
Assim, poderá ainda server como espaço para a produção audiovisual cinematográfica, publicitária e televisiva. E terá até mesmo a divulgação de tabelas com as taxas para filmagens no dia a dia.
Iniciativa mira geração de renda
Além de incentivar o cinema e a cultura em São José, a SJC Film Commission promete aumentar a geração de renda e emprego para trabalhadores da cidade. Afinal de contas, é sempre uma possibilidade de contratação de mão de obra para atuar nas filmagens.
Essa iniciativa, aprovada por decreto municipal, deverá promover os cartões-postais da cidade e valorizar a imagem de São José. E, com o apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, tentará investir na formação de profissionais do setor.
Segundo a prefeitura, essas iniciativas do gênero surgiram nos Estados Unidos, durante a década de 1940. Agora, visa implementar o modelo em São José e fazer o cinema se destacar e crescer na região.








