A Frente Parlamentar de Segurança Pública, na Câmara Municipal de São José dos Campos, teve oficialmente seu lançamento na noite desta última segunda-feira (16). Criada em fevereiro, tem a participação de 12 vereadores, de diversos partidos e tem como principal objetivo melhorar e discutir o tema na cidade.
Inicialmente, a Frente Parlamentar foi idealizada pelo vereador Senna (PL), que presidiu a cerimônia de criação nesta segunda. Na oportunidade, ele ainda falou sobre a importância da integração entre todas as forças de segurança da cidade.
Além disso, destacou a importância do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) nos bairros e do programa Vizinhança Solidária. Inclusive, havia representantes destes setores.
Frente Parlamentar ganha apoio de ala conservadora

Na prática, a Frente Parlamentar de Segurança Pública, embora tenha membros de diversos partidos, têm maior apoio entre vereadores considerados mais conservadores. Inclusive, as pautas de temas mais ligados à segurança foram os principais alvos do vereador durante a campanha eleitoral.
Já os demais vereadores, durante o evento de segunda, também destacaram a importância de se criar políticas públicas para a área. Mas, também, a criação e atualização de leis voltadas para o setor de segurança pública.
Na oportunidade, a deputada estadual Letícia Aguiar (PL), compareceu ao lançamento da Frente. E diversas autoridades do comando policial também estiveram presentes no lançamento.
No evento desta segunda, o delegado e diretor do Deinter 1, Múcio Mattos Monteiro Alvarenga, argumentou que os números da segurança pública em São José estão melhores que em outras regiões. Segundo ele, a cidade da região está entre os municípios acima de 500 mil habitantes com as menores taxas de homicídio: 3,28.
Para efeito de comparação, São Bernardo do Campos, na região do Grande ABC, tem número de 3,70, enquanto a capital São Paulo chega aos 4,21 homicídios para cada 100 mil habitantes.
Por fim, também tem números melhores que outras cidades do Vale do Paraíba com mais de 100 mil habitantes. Isso porque Taubaté tem média de 6,08, enquanto Jacareí chega a 5,79 por 100 mil habitantes.
Outros vereadores
Além de Senna, a Frente Parlamentar de Segurança Pública em São José tem os seguintes vereadores na formação: Sérgio Camargo e Roberto Chagas (PL(, Amélia Naomi (PT), Claudio Apolinario (PSD), Fernando Petiti (PSDB), Gilson Campos (PRD), Lino Bispo (PL), Marcão da Academia (PSD), Marcelo Garcia (PRD), Renato Santiago (União) e Sidney Campos (PSDB).
Agora, a Frente Parlamentar de Segurança Pública tem a responsabilidade de se reunir periodicamente para discutir o assunto. Neste caso, também poderá aceitar sugestões de munícipes e outras entidades para buscar melhorar os números do setor.








