São Luiz do Paraitinga, na região do Vale do Paraíba, é a primeira cidade do estado de São Paulo a receber uma sirene de alerta contra inundação. E a inauguração do equipamento está prevista para este sábado (26), pela equipe da Defesa Civil estadual.
Atualmente, São Luiz do Paraitinga conta com cerca de 10 mil habitantes. E é mais conhecida por conta de seu tradicional carnaval, com marchinhas próprias e vinda de milhares de foliões todos os anos. No caso da sirene, ela servirá basicamente para monitorar o nível dos rios da cidade. Inclusive, é um local que constantemente sofre com as cheias.
Sirene de alerta faz parte de pacote
De acordo com os dados divulgados pelo governo do estado, essa sirene de alerta faz parte de um pacote do governo. E o custo total será de R$ 1,3 milhão para integrar um sistema de monitoramento dos rios na cidade de São Luiz do Paraitinga.
Além da cidade do Vale do Paraíba, outras três no estado também irão receber o equipamento. No entanto, os luizenses são os pioneiros no procedimento.
O Sisar (Sistema de Sirenes de Alerta de Risco) terá um novo modelo de ação na cidade. Isso porque, além de monitorar o nível dos rios de São Luiz em tempo real, também irá acionar as sirenes em caso de risco iminente de inundação.
Consequentemente é uma possibilidade de que as pessoas possam sair de suas casas com segurança em caso de emergência. Inclusive, o Rio Paraitinga, o principal da cidade, corta São Luiz e fica bem ao lado do centro histórico, onde já passou por várias inundações.
Esse sistema foi anunciado ainda no ano passado pelo governo do estado de São Paulo. E a ideia é que a instalação aconteça fora dos períodos de chuva, como agora no outono, quando o tempo fica um pouco mais seco.
Cidade viveu tragédia em 2010
Por fim, essa sirene de alerta também é um alívio para os moradores de São Luiz do Paraitinga. Afinal de contas, a cidade viveu uma tragédia sem precedentes entre o final de 2009 e início de 2010.
Na oportunidade, uma chuva constante fez com que o Rio Paraitinga transbordasse. Além de inundar muitas casas, a água ainda fez ruir a Igreja Matriz da cidade, que anos depois foi reconstruída. Inclusive, naquele ano, as chuvas causaram o cancelamento do carnaval, no mês seguinte. E São Luiz espera por dias mais seguros com o novo sistema de sirene de alerta para os moradores.








