Belo Horizonte, sexta-feira, 25 de novembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – Devido a sua importância, os brasileiros devem estar atentos para evitar uma possível exclusão do CadÚnico, o que consequentemente pode fazer com que o cidadão perca acesso aos benefícios que esteja recebendo
Portanto, é necessário que o cidadão tenha cadastro ativo no Cadastro único (CadÚnico) para ter acesso aos programas sociais do governo. A ficha de inscrição costuma ser utilizada como pré-requisito para participar de iniciativas como Auxilio Brasil e Vale Gás, por exemplo.
Por isso, os brasileiros devem estar atentos para evitar uma possível exclusão do CadÚnico, o que pode fazer com que a cidade perca o acesso aos benefícios que agora recebe. Isso porque o CadÚnico funciona como uma forma de o governo identificar as populações vulneráveis, a fim de oferecer-lhes benefícios que as ajudem de acordo com as características e circunstâncias de sua família. Para maiores detalhes, confira esta matéria do nosso Blog.
O que provoca a exclusão do CadÚnico?
Primeiramente, as famílias cadastradas no CadÚnico que recebem benefícios do governo devem ficar atentas às circunstâncias que podem fazer com que sejam excluídas da base de dados do sistema. Os motivos mais frequentes são:
- Falecimento dos integrantes da família;
- Não localização da família por período igual ou superior a 48 meses, contados da inclusão ou da última atualização, quando a gestão tenha registros de que procurou a família pelo menos duas vezes no período;
- Recusa, por parte da família, em apresentar as informações;
- Diante comprovação de omissão ou repassado inverídico de informações pela família;
- Quando a família solicitar; e
- Através de decisão judicial.
Quais são os benefícios de quem está inscrito no Cadastro único?
Como mencionado, o cidadão que possui inscrição no CadÚnico pode ser contemplado por muitos programas, lembrando que cada um possuem seus próprios critérios. Conheça os principais deles:
- Água para Todos;
- Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda;
- Auxílio Brasil;
- Auxílio Gás;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Bolsa Estiagem;
- Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental);
- Carteira do Idoso;
- Casa Verde e Amarela;
- ENEM;
- Identidade Jovem (ID Jovem);
- Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos;
- Programa Brasil Alfabetizado;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti);
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais/ Assistência Técnica e Extensão Rural;
- Programas Cisternas;
- Serviços Assistenciais;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Telefone Popular.
Portanto, a fim de se confirmar as informações mencionadas acima, você pode conferir a reportagem produzida pela equipe de jornalismo do G1, do dia 16/07, clicando aqui.
Por fim, ficar com os dados atualizados no CadÚnico, é fundamental para as famílias manterem seus benefícios sem o risco de corte. Portanto, se você conhece alguém que utiliza os benefícios do Cadastro único, compartilhe esta informação para que não seja surpreendida depois. Por ora, se você gostou deste conteúdo produzido pelo site Diário Superpix, deixe seu comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!