Dinheiro

Amazon é outra gigante de tecnologia que anuncia demissões em massa no mundo todo; saiba mais

São José do Rio Preto, 17 de novembro de 2022, por Sérgio Carrieri – A Amazon planeja demitir cerca de 10 mil funcionários ainda essa semana, segundo o New York Times. A ação será o maior corte de empregos já promovida pela companhia, com sede em Seattle. É mais uma a sentir os efeitos do mau momento econômico do setor de tecnologia.

Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer mais detalhes sobre essa triste notícia que afeta milhares de trabalhadores. Sobretudo pela onde de demissões que vem afetando as empresas de tecnologia como o Twitter e Meta. Todas tendo que reduzir o número de colaboradores, como parte de uma estratégia de contenção de gastos.

Demissões da Amazon acontecerão no mundo todo

Segundo o New York Times, a Amazon não havia definido ainda um número específico de demissões. Contudo, especula-se que o total possa ultrapassar 10 mil colaboradores no mundo todo. Esse número representa 1% de sua força de trabalho global, de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.

Os setores mais afetados da companhia serão principalmente aqueles envolvidos em projetos relacionados ao assistente de voz Alexa. Os departamentos de Varejo e Recursos Humanos também devem ser muito afetados com o plano de demissões. Conforme destacado no artigo publicado em 14 de novembro, no Portal Jovem Pan.

Amazon é outra gigante de tecnologia que anuncia demissões em massa no mundo todo; saiba mais - Reprodução Jovem Pan
Amazon é outra gigante de tecnologia que anuncia demissões em massa no mundo todo; saiba mais – Reprodução Jovem Pan

O que provocou as demissões na Amazon?

A princípio, o problema foi causado pela necessidade de aumentar a força de trabalho durante o período da pandemia de Covid-19. Ou seja, em apenas dois anos a Amazon foi obrigada a dobrar a quantidade de funcionários para dar conta da demanda. O isolamento social provocou uma explosão no comércio online.

Contudo, o mundo em geral vem enfrentando uma diminuição de consumo por conta de um cenário de pressão inflacionária global. Agravada ainda pelo conflito na Europa, que está se estendendo mais do que o previsto. No relatório financeiro divulgado ao mercado em outubro, a empresa registrou uma diminuição de 9% nas vendas do terceiro trimestre desse ano.

Amazon e outras gigantes de tecnologia em crise?

O ano de 2022 tem se mostrado bastante desafiador para as empresas de tecnologia, como a Amazon, por exemplo. Além dela, a Meta dona do Facebook e Instagram, teve que demitir 11 mil funcionários na última semana. Elon Musk, que acabou de adquirir o Twitter, já anunciou a necessidade de demitir quase 4 mil pessoas, para equilibrar as despesas.

Essas demissões afetaram inclusive funcionários alocados aqui no Brasil, mas sem números oficiais divulgados até agora. E a justificativa em todos os casos é a tentativa de recuperação de receitas, perdidas com a saída de anunciantes e usuários. Enfim, é um cenário desafiador que promete deixar algumas cicatrizes econômicas agudas.

Sergio Carrieri

Nascido em São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem e morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo