São José do Rio Preto, 24 de novembro de 2022, por Sérgio Carrieri – A Conta de Luz vai ficar 5,6% mais cara em média no próximo ano. Segundo dados divulgados pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta quarta-feira, 23. Ao todo, o país possui 52 distribuidoras independentes atuando nos estados, que podem ajustar individualmente suas tarifas.
Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer algumas dicas simples para o consumidor economizar um pouco mais. Afinal, em tempos de dinheiro curto e economia ainda patinando, todo esforço é válido para sobrar algum no fim do mês. Além disso, ainda existe o aspecto social de se poupar os recursos naturais, tão escassos ultimamente.
Quanto a Conta de Luz vai ficar mais cara no próximo ano?
De acordo com a Aneel, o reajuste da Conta de Luz vai variar em média cerca de 5,6% dependendo do aspecto geográfico da distribuidora. Ou seja, será considerado a capacidade de produção de energia e o volume de chuvas da região. Já que cada uma delas possui um custo diferente de compra, transmissão e distribuição de energia elétrica.
A agência também não divulgou os detalhes sobre qual tipo de consumidor será mais impactado pelos reajustes. Se os conectados por alta tensão como as indústrias ou os de baixa tensão como as residências e pequenas empresas. Conforme destacado no artigo publicado em 23 de novembro, no Portal UOL.
Quais as dicas para economizar na Conta de Luz?
Alguns pequenos gestos ou mudança de hábitos já podem ajudar o consumidor a conseguir uma boa economia na Conta de Luz no fim do mês. Como, por exemplo, deixar os eletrônicos desligados da tomada; mesmo em “stand by”, continuam consumindo energia. Bem como, evitar abrir e fechar a geladeira a todo o momento procurando alguma coisa.
Outra dica importante é a troca das lâmpadas tradicionais pelas de LED, mais econômicas e duráveis. Verificar de tempos em tempos, como está á situação da instalação elétrica do imóvel, atualizando o sistema se necessário. Já que fios muito finos superaquecem e desperdiçam energia transmitida.
Qual a importância de economizar na Conta de Luz?
Em primeiro lugar, o simples fato de economizar no consumo de energia elétrica vai trazer um grande impacto na redução do custo da Conta de Luz. Ao mesmo tempo, o consumidor deve se atentar para os benefícios sociais para o país e para a natureza. Já á bastante tempo os brasileiros sentem o problema da escassez de chuvas pelo país.
As usinas geradoras de energia, independente de como funcionam, agridem de alguma forma a nossa natureza. Portanto, qualquer economia que a população se propor a fazer, além do próprio bolso, está ajudando também a natureza. Enfim, toda a sociedade ganha com o consumo responsável dos nossos recursos naturais.