Dinheiro

WhatsApp vai permitir compras e pagamentos com cartões de crédito pelo aplicativo no Brasil; confira

São José do Rio Preto, 21 de novembro de 2022, por Sérgio Carrieri – O WhatsApp é um dos aplicativos de troca de mensagens mais populares do mundo. Lançado em janeiro de 2009, ele se transformou numa importante ferramenta de venda e divulgação de produtos e serviços. Sobretudo para os pequenos microempreendedores, com menos recursos para propagandas.

Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer mais detalhes sobre essa notícia que promete deixar o aplicativo ainda mais popular por aqui. A princípio, será testada aqui no Brasil, a ferramenta de compras e pagamentos diretamente pela plataforma. O anúncio foi feito na última quinta-feira, 17, num evento realizado em São Paulo.

Como vai funcionar a opção de compras pelo WhatsApp?

Segundo o presidente da Meta, Mark Zuckerberg, a ferramenta será disponibilizada em caráter experimental no país. Além disso, ela já foi testada e lançada comercialmente com sucesso na Índia no mês passado. A ideia é disponibilizar um catálogo de produtos e serviços de lojas parceiras no WhatsApp.

Ou seja, o usuário do aplicativo poderá selecionar um estabelecimento e pagar pelo produto ou serviço diretamente na plataforma. Que vai oferecer ainda várias formas de pagamento, como cartões de débito e crédito, por exemplo. Conforme destacado no artigo publicado em 17 de novembro, no Portal Terra.

WhatsApp vai permitir compras e pagamentos com cartões de crédito pelo aplicativo no Brasil; confira - Reprodução Terra
WhatsApp vai permitir compras e pagamentos com cartões de crédito pelo aplicativo no Brasil; confira – Reprodução Terra

WhatsApp vai aceitar todas as bandeiras de cartões?

Ainda segundo Zuckerberg, o grande benefício para os empresários será a possibilidade de ser encontrado mais facilmente pelos consumidores. Bem como, poder atendê-lo de forma ágil e customizada, favorecendo a retenção de clientes fiéis. Os planos da companhia envolvem ainda a introdução da nova ferramenta em diversos países em 2023.

Para alcançar esse objetivo, a Meta, que também é dona do Facebook e do Instagram, além do WhatsApp, tem feito uma série de parcerias estratégicas. Entre elas estão o Mercado Pago, Cielo, Rede, Getnet, entre outros. Além das bandeiras de cartões de crédito MasterCard e Visa, com a proposta de oferecer o máximo de opções de pagamentos possíveis.

Como vai funcionar na prática as compras pelo WhatsApp?

Em primeiro lugar, o usuário vai acessar o catálogo da loja cadastrada no aplicativo e escolher o produto ou serviço. Em seguida, selecionar a opção de “enviar pedido” para que o lojista possa revisar e separar a compra. Ele ainda pode customizar a operação com descontos no produto ou no frete, deixando a experiência mais interessante para o consumidor.

Por último, o comerciante envia o pedido de pagamento para o cliente, que após confirmar a transação, envia de volta o comprovante de pagamento. Todo processo da transação não gera link´s externos para fora do WhatsApp, trazendo mais segurança. Enfim, parece que em breve teremos mais uma opção online de compras para os brasileiros.

Sergio Carrieri

Nascido em São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem e morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
.