
São José do Rio Preto, 21 de novembro de 2022, por Sérgio Carrieri – O WhatsApp é um dos aplicativos de troca de mensagens mais populares do mundo. Lançado em janeiro de 2009, ele se transformou numa importante ferramenta de venda e divulgação de produtos e serviços. Sobretudo para os pequenos microempreendedores, com menos recursos para propagandas.
Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer mais detalhes sobre essa notícia que promete deixar o aplicativo ainda mais popular por aqui. A princípio, será testada aqui no Brasil, a ferramenta de compras e pagamentos diretamente pela plataforma. O anúncio foi feito na última quinta-feira, 17, num evento realizado em São Paulo.
Como vai funcionar a opção de compras pelo WhatsApp?
Segundo o presidente da Meta, Mark Zuckerberg, a ferramenta será disponibilizada em caráter experimental no país. Além disso, ela já foi testada e lançada comercialmente com sucesso na Índia no mês passado. A ideia é disponibilizar um catálogo de produtos e serviços de lojas parceiras no WhatsApp.
Ou seja, o usuário do aplicativo poderá selecionar um estabelecimento e pagar pelo produto ou serviço diretamente na plataforma. Que vai oferecer ainda várias formas de pagamento, como cartões de débito e crédito, por exemplo. Conforme destacado no artigo publicado em 17 de novembro, no Portal Terra.

WhatsApp vai aceitar todas as bandeiras de cartões?
Ainda segundo Zuckerberg, o grande benefício para os empresários será a possibilidade de ser encontrado mais facilmente pelos consumidores. Bem como, poder atendê-lo de forma ágil e customizada, favorecendo a retenção de clientes fiéis. Os planos da companhia envolvem ainda a introdução da nova ferramenta em diversos países em 2023.
Para alcançar esse objetivo, a Meta, que também é dona do Facebook e do Instagram, além do WhatsApp, tem feito uma série de parcerias estratégicas. Entre elas estão o Mercado Pago, Cielo, Rede, Getnet, entre outros. Além das bandeiras de cartões de crédito MasterCard e Visa, com a proposta de oferecer o máximo de opções de pagamentos possíveis.
Como vai funcionar na prática as compras pelo WhatsApp?
Em primeiro lugar, o usuário vai acessar o catálogo da loja cadastrada no aplicativo e escolher o produto ou serviço. Em seguida, selecionar a opção de “enviar pedido” para que o lojista possa revisar e separar a compra. Ele ainda pode customizar a operação com descontos no produto ou no frete, deixando a experiência mais interessante para o consumidor.
Por último, o comerciante envia o pedido de pagamento para o cliente, que após confirmar a transação, envia de volta o comprovante de pagamento. Todo processo da transação não gera link´s externos para fora do WhatsApp, trazendo mais segurança. Enfim, parece que em breve teremos mais uma opção online de compras para os brasileiros.