Dinheiro

Financiamento ou Consórcio? Conheça as diferenças e qual deles é melhor na compra de um imóvel; confira

São José do Rio Preto, 6 de setembro de 2022, por Sérgio Carrieri – Financiamento imobiliário ou Consórcio na hora de comprar um imóvel? É a pergunta que vem sempre à mente daqueles que começam o planejamento da compra da casa própria. Além disso, ambos têm vantagens e desvantagens que vão fazer toda a diferença no momento de escolher um deles.

Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer mais detalhes sobre estas duas formas populares de se adquirir imóveis no país. Mas é claro que para a maioria dos economistas, o ideal é fugir dos dois e economizar para comprar um imóvel à vista. Porém, para a maioria dos brasileiros, ter um valor geralmente alto guardado é uma utopia.

Financiamento ou Consórcio Conheça as diferenças e qual deles é melhor na compra de um imóvel; confira - Freepik
Financiamento ou Consórcio Conheça as diferenças e qual deles é melhor na compra de um imóvel; confira – Freepik

Como funciona o Financiamento Imobiliário?

Em primeiro lugar, para se ter acesso a um Financiamento Imobiliário, o consumidor tem que ter um valor de reserva para dar de entrada. Geralmente, a regra de mercado exige um valor em torno de 20% do valor do imóvel. Se alguma instituição financeira não exigir essa entrada, ela vai aplicar taxas mais altas no financiamento.

Além disso, os juros de um financiamento também mudam conforme o cenário econômico que o país está vivendo. Por exemplo, a taxa Selic atualmente está em 10,75% ao ano, encarecendo demais qualquer modalidade de financiamento. Mas em caso de novos aumentos, não serão repassados aos contratos pré-fixados, conforme artigo publicado no Valor G1.

Financiamento ou Consórcio. Conheça as diferenças e qual deles é melhor na compra de um imóvel - Reprodução Valor G1
Financiamento ou Consórcio. Conheça as diferenças e qual deles é melhor na compra de um imóvel – Reprodução Valor G1

Como funciona o Consórcio de Imóvel?

A principal diferença é de que o sistema de Consórcio se torna um pouco mais demorado para se adquirir o imóvel de fato. Por outro lado, ele dispensa a necessidade de se guardar um valor mínimo para a entrada. Bem como os juros praticados, geralmente bem mais baixos dos que aqueles utilizados num financiamento convencional.

Basicamente o banco pega o valor total do imóvel e divide por parcelas conforme o plano de pagamento escolhido. Enquanto o consumidor tem agora uma dívida mensal sem usufruir o bem que está pagando. Tendo esse direito somente no momento em que for sorteado para utilizar o valor do crédito que contratou.

Consórcio ou Financiamento de imóvel? Vantagens e Desvantagens de cada um

O Financiamento tem a principal vantagem de permitir que o consumidor possa usufruir o bem assim que contrata o empréstimo. Contudo, as taxas são maiores, sendo preciso separar um valor para a entrada. Mas para quem tem pressa, um casamento, por exemplo, talvez seja a opção mais adequada.

O Consórcio é mais barato e permite se desistir do contrato enquanto não for sorteado, mas possui um prazo menor de pagamento. Também não exige um valor mínimo de entrada, mas pode se pagar por anos sem ter acesso ao imóvel. Enfim, ambos têm as suas vantagens e desvantagens que devem ser consideradas após muita pesquisa e necessidade de cada um.

Sergio Carrieri

Nascido em São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem e morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo