Dinheiro

Microfranquias são uma ótima forma de driblar o desemprego e com baixo investimento; confira

São José do Rio Preto, 05 de novembro de 2022, por Sérgio CarrieriAs Microfranquias ou Franquias baratas, não param de crescer no Brasil. Além disso, são uma ótima forma de voltar a ativa para quem perdeu o emprego e possui perfil empreendedor. E em alguns tipos de franquias, é preciso bem pouco investimento para iniciar.

Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer mais detalhes sobre essa modalidade de negócio que já conquistou muitos brasileiros. Sobretudo em tempos de grande escassez de empregos de qualidade. Outra vantagem, é que apesar do baixo investimento, não significa também que será de baixa rentabilidade, muito pelo contrário.

Microfranquias exigem os mesmos cuidados de uma loja grande?

Em primeiro lugar, quem acha que por ser uma Microfranquia não é necessário ter o mesmo empenho que uma grande loja está muito enganado. Ou seja, é preciso muita pesquisa e estudo para entender a melhor opção de negócio para o futuro empreendedor. Ao passo que a quantidade de trabalho também não será pequena, se quiser ter sucesso.

A pesquisa é fundamental para identificar o modelo de negócio mais adequado às condições financeiras e perfil de quem vai abrir uma franquia. Atualmente, existem inúmeras opções com tamanhos e características diferentes que podem até confundir no início. Conforme destacado no artigo publicado em 16 de outubro, no Portal Exame.

Microfranquias são uma ótima forma de driblar o desemprego e com baixo investimento; confira - Reprodução Exame
Microfranquias são uma ótima forma de driblar o desemprego e com baixo investimento; confira – Reprodução Exame

Microfranquias funcionam com menos funcionários?

Uma das maiores vantagens de se investir em uma Microfranquia é de que geralmente ela pode ser tocada por uma única pessoa. E para quem está começando um negócio, não precisar lidar com a burocracia e custos de funcionários é uma ótima decisão nesse início. Ainda mais quando é o próprio dono que está á frente da operação.

Outra vantagem bem interessante é que em alguns casos não há a necessidade de se abrir um ponto comercial. Como, por exemplo, uma franquia de reforço escolar, onde o franqueado vai até à casa de quem precisa das aulas extras. Afinal, eliminar custos com funcionários e aluguel ajudará bastante no sucesso de qualquer negócio.

Qual a diferença de uma Microfranquia para uma franquia tradicional?

A princípio, a grande diferença está apenas sobre o tamanho da estrutura física e quantidade de pessoas necessárias para a operação. Ou seja, não exigem uma construção já determinada quanto ao seu tamanho. Pode ser feita numa bicicleta, num pequeno carrinho de sorvete ou um simples quiosque numa parede.

Contudo, esse tipo de operação não elimina a necessidade de um plano de negócio detalhado e muito bem executado. O empreendedor deve estar preparado para investir tempo, dinheiro e muito suor para alcançar seus objetivos. Enfim, deu para perceber que Microfranquia não é sinônimo de microtrabalho, mas é possível ter sucesso com uma.

Sergio Carrieri

Nascido em São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem e morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo