Entretenimento

Disparidade salarial entre os gêneros; qual o segredo para mudar essa realidade? Confira

Saiba como é possível tentar minimizar esse problema

A disparidade salarial entre os gêneros é algo que sempre existiu ao longo da história da humanidade. No entanto, esse assunto até hoje é uma realidade na maioria dos lugares do mundo e já virou tema de debate em diversas esferas.

Afinal de contas, a disparidade salarial entre os gêneros cria até mesmo problemas para a economia. Se uma mulher ganha menos, vai ter menor poder de consumo, por exemplo Veja mais no vídeo abaixo.

Disparidade salarial entre os gêneros; qual o segredo para mudar essa realidade? Confira
Disparidade salarial entre os gêneros; qual o segredo para mudar essa realidade? Confira

Apenas alguns países do mundo conseguem, de fato, manter a paridade entre homens e mulheres. Um deles é a Islândia, onde o homem tem até mesmo a licença paternidade obrigatória, o que já teria dado interessantes retornos para a comunidade local.

Disparidade salarial entre os gêneros é desafio no mundo

Atualmente, de acordo com dados divulgados, as mulheres ganham 77 centavos de dólar para cada um dólar ganho pelos homens. Isso é um valor médio no mundo todo, considerando as demais nações, o que mostra essa disparidade salarial entre os gêneros.

Assim, ainda há alguns desafios como a responsabilidade com cuidados domésticos e o estigma que a mulher sofre na vida. Com tudo isso, sempre se tem o obstáculo para que a mulher consiga se desvencilhar da disparidade salarial entre os gêneros.

Inclusive, muitos especialistas entendem que as próprias empresas devem mitigar esse estigma contra as mulheres. Desse modo, vai ser mais possível conseguir evitar problemas e melhorar a qualidade de vida.

Na prática, gênero não pode determinar o valor do indivíduo. Com esforço coletivo, será possível moldar um futuro mais justo e equitativo e diminuir essa disparidade salarial entre gêneros.

E o DiarioSP, o seu portal preferido da internet, vem acompanhando o dia a dia dos artistas e famosos nas redes sociais.

Brasil está na parte de baixo do ranking

Atualmente, o Brasil é um país que parece longe de acabar com a disparidade salarial entre gêneros. Afinal de contas, está apenas em 117º lugar no ranking mundial. Até mesmo outros países mais pobres, como a Ruanda, estão acima.

Inclusive, no caso desse país africano, eles se tornaram um exemplo na igualdade salarial entre homens e mulheres. E tudo por conta de uma lei aprovada em 2003, que obriga essa igualdade.

Por fim, a disparidade salarial entre os gêneros ainda é uma realidade no mundo. Em pouco tempo, será difícil conseguir resolver o problema, mas as sociedades precisam avançar nos próximos tempos.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo