Jardinagem

Suculentas; confira essas dicas simples para cuidar bem da planta em casa

São José dos Campos-SP, domingo, 9 de abril de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho –  As suculentas são plantas que armazenam água em suas folhas, o que as torna mais resistentes à seca. Desse modo, também são consideradas mais apropriadas para serem cultivadas em ambientes internos.

Neste post, vamos falar um pouco sobre algumas dicas para cuidar de uma planta suculenta em casa. Com isso, elas vão poder ficar mais saudáveis e fáceis de se cuidar.

Suculentas precisam de algum lugar ideal

Suculentas; confira essas dicas simples para cuidar bem da planta em casa. Foto: Pixabay
Suculentas; confira essas dicas simples para cuidar bem da planta em casa. Foto: Pixabay

Primeiramente, devemos escolher o local correto para deixar essas plantas em casa. Isso porque as suculentas precisam de bastante luz solar direta para crescerem saudáveis. Portanto, escolha um local em sua casa onde sua planta possa receber pelo menos algumas horas de sol por dia.

Depois, também devemos regar com moderação. Afinal de contas, as suculentas são capazes de armazenar água em suas folhas, o que significa que não precisam ser regadas com frequência.

Artigos relacionados

Neste caso, devemos regar apenas quando o solo estiver completamente seco, geralmente uma vez por semana ou a cada duas semanas. Se fizer mais que isso, poderá prejudicar a sua planta suculenta.

Uma reportagem do portal de notícias Uol, assinada pela jornalista Carol Costa, no dia 18 de abril de 2020, mostra mais algumas dicas de como se cuidar de uma suculenta em casa. Assim, também ficará mais fácil de saber os melhores procedimentos.

Suculentas; confira essas dicas simples para cuidar bem da planta em casa
Suculentas; confira essas dicas simples para cuidar bem da planta em casa

Solo adequado é importante

Outra questão das mais importantes quando se trata de planta suculenta é saber usar o solo adequado. Neste sentido, as suculentas precisam de solo bem drenado para evitar o acúmulo de umidade e prevenir o apodrecimento das raízes.

Logo, quando for cultivar uma planta dessas, também pode comprar um solo específico para suculentas. Contudo, também pode misturar areia ou perlita no solo comum para melhorar a drenagem.

Em seguida, também é essencial conseguir fertilizar com moderação. Assim, as suculentas não precisam de muitos nutrientes, então fertilize com moderação. Uma aplicação de fertilizante líquido uma vez por mês durante a primavera e o verão é suficiente.

Saiba cortar as folhas

Ainda na hora de cuidar bem de uma planta suculenta, vale a pena cortar as folhas mortas ou murchas. Neste caso, deve assim remover essas folhas mortas ou murchas para evitar a propagação de doenças ou infestações.

Por fim, o blog DiarioSP ressalta que, se souber seguir essas dicas simples, conseguirá ser capaz de manter sua suculenta saudável e bonita por muitos anos. Mas, também vale lembrar que essas dicas valem tanto para as suculentas plantadas nos solos quanto aquelas que criamos em pequenos vasos.

Aliás, essas versões menores das plantas suculentas são muito comuns de se encontrar em qualquer floricultura. E até mesmo em alguns supermercados e mercados é possível conseguir achar com facilidades.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp
Botão Voltar ao topo
.