São José dos Campos-SP, 12 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Investir em dividendos no Brasil ou no Exterior é uma dúvida que muitos têm na hora de comprar ações. Afinal de contas, é muito dinheiro que colocamos no negócio e a expectativa é de um bom retorno.
No entanto, quando se investe em dividendos no exterior, se recebe em dólar. Neste caso, pode até valer a pena, dependendo da cotação da moeda. Na prática, o dividendo é um lucro que se recebe após investir nas ações, caso se tenha esses lucros.
Então, existe a possibilidade de se investir na bolsa brasileira, comprando ações da Petrobras, por exemplo. Mas também podemos investir na Nyse, que é a bolsa de valores de Nova York. Inclusive, para isso existem as corretoras credenciadas para intermediar essas compras.
Como a Nyse é a maior bolsa de valores do mundo, se torna um ambiente ainda mais seguro. E, nos últimos anos, ela tem se tornado um pouco menos instável do que as outras. Agora, o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.
Uma reportagem divulgada pelo site da CNN Brasil, no dia 20 de junho de 2022 e assinada pelo jornalista Artur Nicoceli, mostra que é vantajoso investir em dividendo no exterior para ter diversidade de renda. No entanto, também ressalta que uma desvantagem pode ser a tributação, que chega aos 30%.
Qual o valor mínimo para se investir no exterior?
Primeiramente, para investir no exterior, é possível desde que se tenha uma conta aberta em uma corretora de outro país, como nos Estados Unidos, por exemplo. Inclusive, essa busca é cada vez mais comum e muitos enviam remessas para essas corretoras, abrindo contas por lá.
No entanto, sobre o valor mínimo para se investir no exterior, não existe um valor mínimo. Mas existe uma grande burocracia. Como no caso de quem tem mais de R$ 100 mil investidos fora do país, onde é necessário informar o Banco Central anualmente.
Além disso, os especialistas em mercado financeiro sempre ressaltam que não devemos aplicar tudo o que temos em uma única fonte. Isto é, sem aplicar tudo na bolsa norte-americana ou até mesmo sem aplicar tudo na bolsa brasileira.
Quais ações disponíveis no mercado brasileiro?
Atualmente, o Brasil possui centenas de ações cadastradas, sempre divididas por setores. Por exemplo, a ala de imobiliário e construção está com 32 empresas cadastradas na bolsa de valores.
Enquanto isso, o ramo industrial tem mais 54 empresas no cadastro da B3, a Bolsa de Valores brasileira. Desse modo, as opções são grandes.
Quais ações disponíveis no mercado do Exterior?
Por fim, ainda existem as ações fora do país, que também podem render dividendos. Desta maneira, são milhares de empresas cadastradas e é possível escolher as que estão mais em alta.
Atualmente, empresas como o Mercado Livre e a Johnson & Johnson estão entre as melhores, além da JP Morgan Chase & Co. Elas também possuem dividendos.