Especiais

Dia Mundial do Meio Ambiente – uma Reflexão Atual

Preocupação com o futuro do planeta sempre aumenta

São José dos Campos, 29 de maio de 2023 – Por Wagner Duarte –  O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho desde 1972, por determinação da ONU (Organização das Nações Unidas). No entanto, essa data precisa ser lembrada durante todos os dias do ano. Afinal de contas, não podemos pensar no Meio Ambiente apenas com ações localizadas e sazonais. É necessário dedicar tempo e esforço durante os 365 dias do ano, especialmente em tempos de aquecimento global.

A pauta ambiental é um assunto dos mais discutidos entre as autoridades do mundo inteiro. Alguns países, como as Ilhas Maldivas, estão correndo o risco de desaparecer devido ao aumento do nível do mar, e isso tem sido abordado até mesmo pelo blog DiarioSP.

Comprovadamente, houve um aumento médio da temperatura anual devido às mudanças climáticas causadas pelo homem. Diante desse cenário, existem diversas ações mundiais para tentar minimizar os danos. No entanto, em muitos casos, os efeitos já se tornaram irreversíveis.

Um desses danos irreversíveis é o derretimento das geleiras nos polos, que está contribuindo para o aumento do nível do mar e preocupando países como as Maldivas. Holanda e Bélgica, que fazem parte dos Países Baixos, também vivem uma situação crítica por estarem abaixo do nível do mar.

Desmatamento na Amazônia e seus Impactos no Meio Ambiente

Atualmente, um dos grandes desafios é o desmatamento e as queimadas desenfreadas na região da Amazônia. Essa floresta é considerada o pulmão do mundo, responsável pela geração de ar de melhor qualidade. A sua preservação é fundamental, pois a vida na Terra pode se tornar inviável sem ela.

Os desmatamentos na Amazônia já estão causando problemas, como o excesso de chuvas em determinados períodos do ano e estiagens prolongadas em outras épocas. Com menos árvores, os eventos climáticos estão se tornando cada vez mais extremos, resultando em mortes, destruição e prejuízos financeiros em todo o mundo.

O Combustível e a Poluição

Na questão do Meio Ambiente, o consumo de gasolina, diesel e etanol pelos veículos tem causado uma grande poluição no mundo. Já se especula que, em alguns anos, em determinados lugares será proibido o uso de carros movidos a combustão, sendo permitidos apenas os veículos elétricos.

Atualmente, os carros elétricos estão se tornando mais comuns em alguns países, como na Europa, Estados Unidos, Japão, China e Coreia do Sul. Entretanto, no Brasil, essa transição ainda está em estágios iniciais

Nesta proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente, é essencial conscientizar a todos sobre a necessidade de preservar a natureza da melhor maneira possível. Caso contrário, as próximas gerações enfrentarão ainda mais dificuldades de sobrevivência, resultando em um grande êxodo de pessoas em busca de recursos hídricos e uma vida melhor em outros lugares.

Apesar do caos ambiental que vivemos atualmente, ainda há possibilidade de salvar o planeta no futuro. Porém, isso requer ações sustentáveis e políticas públicas eficazes e inteligentes. É necessário que o poder público de todos os países se una em torno desse bem comum, garantindo melhorias no Meio Ambiente e evitando novas tragédias ambientais nos próximos anos. Somente assim as próximas gerações poderão ter esperança de evolução.

É fundamental que cada um de nós faça a sua parte na preservação do Meio Ambiente. Pequenas ações diárias podem fazer a diferença e contribuir para um futuro mais sustentável. Vamos pensar globalmente e agir localmente, protegendo nosso planeta para as gerações que virão.

Dabliu Mendes

Dabliu Mendes é um jornalista brasileiro, atualmente mora na cidade de Nova Mutum e tem atualmente 34 anos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo