Especiais

Inteligência artificial e o limite de ameaça à humanidade

Especialistas já abriram discussões sobre o assunto recentemente

São José dos Campos-SP, terça-feira, 30 de maio de 2023, por Wagner Duarte – A inteligência artificial surgiu nos últimos anos e, rapidamente, vem se tornando popular. Por exemplo, a empresa OpenAI criou o já ultrapopular ChatGPT, utilizado no mundo todo e que tem suas utilidades.

Por exemplo, é possível fazer pesquisas dos temas mais diversos com esse recurso de Inteligência Artificial. Entretanto, mesmo formando textos em poucos segundos, vindo de apenas uma palavra-chave, ela ainda possui erros até mesmo de informações e precisa de correções.

Entretanto, isso é o que menos preocupa os especialistas. Isso porque a IA poderá, em um futuro próximo, ser usada para fins desonestos, como recentemente mostrou o DiarioSP em uma reportagem.

Perigos da Inteligência Artificial

Até mesmo os próprios criadores da inteligência artificial temem uma autodestruição da humanidade. A OpenAI já se manifestou sobre o uso indevido dessa tecnologia e até mesmo Elon Musk, o bilionário que também se envolve nesse nicho, já falou sobre isso.

Então, para muitos, a inteligência artificial poderá ser ainda mais destrutiva do que uma guerra nuclear ou uma nova e mortal pandemia.

Desta maneira, não se deve viver em função da inteligência artificial e sim utilizá-la com racionalismo. No entanto, como já dito, se for utilizada de outras formas, poderá causar mesmo o fim da humanidade um dia.

Recentemente, Geoffrey Hinton e Yoshua Bengio, dois dos idealizadores da inteligência artificial, fizeram alertas sobre a utilização da IA no dia a dia. Segundo eles, devemos ter isso como uma grande prioridade para evitar a extinção da humanidade.

Outros especialistas também enfatizam esse ponto e fazem alertas sobre os perigos de a máquina substituir o homem. No entanto, se um dia não houver mais o homem, não fará sentido a IA e também não haverá mais a inteligência artificial.

Carta de Alerta

A Cais (Centro de Segurança de Inteligência Artificial) publicou uma carta onde justamente faz esse alerta sobre os riscos da IA. Na verdade, a ideia da entidade é promover uma discussão com toda a sociedade.

Isso tem como objetivo evitar os riscos da inteligência artificial mais avançada, justamente aquela que poderá trazer perigo para a humanidade.

No entanto, as polêmicas já acontecem no dia a dia. Por exemplo, nesta última semana, um vídeo feito com IA mostra uma foto da cantora Marília Mendonça, morta em 2021, em uma animação com voz, falando como se fosse ela após ter morrido.

Inclusive, isso gerou um grande mal-estar entre amigos, familiares e fãs da cantora, pedindo que a deixem descansar em paz. Neste caso, é apenas um exemplo “menos grave” do que poderá acontecer com a inteligência artificial.

Inclusive, também é importante ressaltar as qualidades da inteligência artificial. Quando bem utilizada, ela pode ajudar muito a humanidade.

A começar pelos avanços da medicina e da tecnologia, o que pode auxiliar no desenvolvimento de medicamentos e curas para doenças graves, ainda sem soluções. Portanto, quando se fala em inteligência artificial, não se trata apenas das coisas ruins, já que existem diversos benefícios.

Mas, como dito anteriormente, também não se pode apenas enxergar o lado negativo, já que a tecnologia, não apenas a inteligência artificial, deve ser constantemente criada e aprimorada para melhorar o atendimento das pessoas e proporcionar um bem-estar maior para a humanidade.

A inteligência artificial é uma realidade praticamente irreversível na sociedade e, portanto, precisa ser aprimorada para o benefício das pessoas. Caso contrário, poderá de fato criar problemas e, como tantos especialistas temem, levar a humanidade a enfrentar um momento de muito perigo sem chances de retorno.

Por fim, todas as discussões atuais sobre a inteligência artificial são importantes para refletirmos e buscarmos melhores soluções.

É fundamental que a sociedade esteja ciente dos perigos e benefícios trazidos pela inteligência artificial. Embora haja riscos associados ao seu uso indevido, também há um enorme potencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Devemos promover um diálogo aberto e contínuo sobre o assunto, buscando sempre equilibrar o progresso tecnológico com a segurança e o bem-estar da humanidade.

Dabliu Mendes

Dabliu Mendes é um jornalista brasileiro, atualmente mora na cidade de Nova Mutum e tem atualmente 34 anos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo