Especiais

Turismo regional ganha força no inteiro do país

Essa modalidade é uma alternativa para o crescimento das cidades

São José dos Campos-SP, terça-feira, 30 de maio de 2023, por Wagner Duarte – O turismo regional é uma alternativa de renda e desenvolvimento para regiões carentes de investimentos. Essa temática vem ganhando destaque nas cidades, governos e até mesmo em âmbito nacional. Com a valorização de determinadas regiões através do turismo regional, ocorre um aumento no fluxo turístico e na demanda por serviços, o que gera a necessidade de uma mão de obra maior.

A estratégia do turismo regional mostra-se especialmente essencial para as cidades pequenas, uma vez que envolve deslocamentos curtos entre pessoas da mesma região. Nesse sentido, o portal DiarioSP já abordou o assunto, reconhecendo sua relevância. Além disso, o turismo regional acarreta melhorias estruturais nas cidades, principalmente quando elas são classificadas como estâncias turísticas, o que permite o acesso a verbas específicas do governo estadual.

Um exemplo prático disso pode ser encontrado no Vale do Paraíba, próximo à capital São Paulo, onde a cidade de Campos do Jordão, conhecida como a “Suíça Brasileira”, recebe visitantes de todo o país, mas também atrai moradores de cidades vizinhas, como São José dos Campos e Taubaté, especialmente durante o inverno ou aos finais de semana. Essa constante movimentação turística beneficia tanto os moradores locais quanto os visitantes, criando oportunidades econômicas ao longo do ano.

Consequências do turismo regional

Uma das consequências positivas do turismo regional é a inclusão social, uma vez que a circulação de dinheiro e o aumento da presença de visitantes externos contribuem para melhorar a economia local, aquecer o comércio e aumentar as oportunidades de trabalho. Além disso, há possibilidades de qualificação profissional para os jovens trabalhadores nos setores relacionados ao turismo, permitindo que eles se sustentem e tenham uma vida mais digna em suas próprias cidades. Isso evita que precisem migrar em busca de empregos melhores, mantendo as raízes locais e contribuindo para o crescimento da região.

No entanto, é fundamental que o turismo regional seja conduzido de maneira consciente, sem prejudicar a natureza e o meio ambiente. Muitas dessas cidades menores possuem áreas de preservação ambiental que atraem visitantes pela sua beleza natural. Portanto, é necessário haver uma conscientização para preservar o meio ambiente, evitando danos à fauna e à flora locais. As verbas públicas destinadas ao turismo regional podem ser usadas para auxiliar nessa preservação, sendo esse o objetivo de muitos projetos nessa área. Em alguns casos, o governo local pode até restaurar espaços degradados, tornando-os mais adequados tanto para os moradores quanto para os visitantes, graças ao poder do turismo regional.

O turismo regional mostra-se, assim, uma solução promissora para impulsionar o desenvolvimento econômico de regiões carentes, melhorar a infraestrutura das cidades, promover a inclusão social e preservar o meio ambiente. Com um planejamento adequado e o envolvimento de todos os atores envolvidos, é possível obter benefícios sustentáveis a longo prazo.

Dabliu Mendes

Dabliu Mendes é um jornalista brasileiro, atualmente mora na cidade de Nova Mutum e tem atualmente 34 anos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo