Especiais

Home Office: confira esse guia de como pequenas e médias empresas podem atuar

Alguns detalhes podem fazer toda a diferença no dia a dia

Nova Mutum-MT, quinta-feira, 11 de maio de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho O trabalho Home Office tornou-se uma prática corriqueira nos últimos anos, impulsionado pela pandemia da Covid-19. Com a maior crise sanitária do século, muitos trabalhadores foram forçados a ficar em casa para evitar a contaminação, tornando o Home Office a única opção para muitos. Essa prática tornou-se uma tendência em diversas situações, mesmo com a flexibilização da quarentena.

Muitos trabalhadores preferem essa modalidade de trabalho por ser uma possibilidade de ficar mais perto da família e também por não precisar gastar com transporte e alimentação. Além disso, para o empregador, é uma comodidade e economia também, pois ambos os lados economizam dinheiro com o deslocamento.

No entanto, embora o dinheiro economizado seja um ponto positivo, a qualidade de vida é algo que não pode ser comprado. Para garantir que o trabalho Home Office funcione perfeitamente, são necessários uma série de procedimentos. E o DiarioSP vem falando bastante sobre o assunto.

Diferencial com o Home Office

Home Office: confira esse guia de como pequenas e médias empresas podem atuar. Foto: pixels
Home Office: confira esse guia de como pequenas e médias empresas podem atuar. Foto: pixels

Para pequenas e médias empresas, implementar o trabalho Home Office pode até mesmo ser um diferencial a favor da empresa. Com um número menor de funcionários, é mais fácil organizar e gerenciar o processo. Mas é preciso ter muita organização e disciplina por parte de ambos os lados, já que não há o contato presencial.

Por exemplo, uma empresa de pequeno porte pode ter o funcionário em casa, no Home Office, desde que ele tenha uma internet adequada e um contato por mensagem instantânea com a chefia. Isso garante uma comunicação eficiente e constante, para resolver problemas e para o dia a dia da empresa.

Para que o Home Office realmente funcione, é importante que haja comunicação instantânea entre as partes. Isso garante fluidez e rapidez em todo o processo de trabalho e permite que o resultado do trabalho seja o mesmo de quando se trabalha de forma presencial.

Em muitas situações, o trabalhador que atua em Home Office acaba rendendo mais do que aquele que atua de forma presencial. A organização e agilidade nas respostas aos superiores podem ser um diferencial na hora de conseguir a melhoria do trabalho.

Viabilidade do Home Office

Com essas dicas, o trabalho Home Office pode se tornar viável e até mesmo uma tendência em muitas empresas, que buscam a melhor maneira de trabalhar em casa com os funcionários. Para pequenas e médias empresas, é uma opção interessante para economizar na estrutura e abrir mão de espaços muito amplos, onde não terá uma grande quantidade de pessoas em um determinado ambiente, o que demandaria novas adequações.

Em resumo, o trabalho Home Office pode trazer muitas vantagens tanto para o trabalhador quanto para a empresa, desde que seja implementado com organização e disciplina. Com a comunicação instantânea entre as partes, é possível garantir a fluidez e a rapidez em todo o processo de trabalho, tornando-o tão eficiente quanto o trabalho presencial.

Dabliu Mendes

Dabliu Mendes é um jornalista brasileiro, atualmente mora na cidade de Nova Mutum e tem atualmente 34 anos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo