Receitas

Caldos com cascas e talos de legumes: economize e evite desperdício; Confira

Nova Mutum – MT, quinta-feira, 06 de abril por – Receitas Especiais. Olá, meus leitores! Hoje estou trazendo uma receita deliciosa e sustentável para vocês. Hoje vamos falar sobre como aproveitar as cascas e os talos dos legumes para fazer um caldo reconfortante e cheio de sabor

Afinal, não é só nas cozinhas dos grandes chefs que se pode criar pratos incríveis, não é mesmo? Então, pegue suas cascas de legumes e vamos colocar as panelas para trabalhar! Primeiramente anote os ingredientes que vamos precisar. Vamos lá!

Ingredientes para fazer caldo de casca de legumes:

  • Cascas de legumes variados, como cenoura, batata, abóbora, abobrinha, brócolis, couve-flor, entre outros (certifique-se de que estejam bem lavadas)
  • 1 cebola média, cortada em cubos
  • 3 dentes de alho, picados
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 litro de água
  • Sal e pimenta a gosto
  • Ervas frescas (como salsinha, cebolinha, manjericão) ou secas (como louro, tomilho, alecrim) a gosto
  • Croutons ou queijo ralado para servir (opcional)

Preparando meu caldo com casca de alimentos

Prepare as cascas dos legumes: O primeiro passo para fazer o caldo é preparar as cascas dos legumes. Lave bem as cascas dos legumes escolhidos para garantir que estejam limpas e livres de sujeiras. Em seguida, corte as cascas em pedaços menores, para facilitar o cozimento e a liberação dos sabores.

Refogue os aromáticos: Em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Adicione a cebola e o alho picados e refogue até ficarem macios e levemente dourados. Esses aromáticos vão dar um sabor incrível ao caldo.

Caldo de legumes perfeitos

Adicione as cascas e os temperos: Adicione as cascas de legumes preparadas na panela com os aromáticos refogados. Mexa bem para que as cascas fiquem envoltas no azeite e temperos. Em seguida, adicione a água e tempere com sal, pimenta e as ervas frescas ou secas de sua preferência. As ervas vão dar um aroma delicioso ao caldo, então não tenha medo de caprichar!

Cozinhe o caldo: De imediato, deixe o caldo ferver e, em seguida, reduza o fogo para médio-baixo. Deixe cozinhar por cerca de 30 a 40 minutos, ou até que as cascas de legumes estejam bem macias e liberem todo o seu sabor para o caldo.

Coe o caldo: Após o cozimento, retire a panela do fogo e deixe o caldo esfriar um pouco. Em seguida, coe o caldo para separar as cascas dos legumes do líquido. Porém, você pode usar uma peneira fina, um coador de voal ou um tecido de musselina para fazer essa etapa. Pressione bem as cascas para extrair todo o líquido saboroso.

Em fim, sirva e aproveite: Agora é hora de saborear o delicioso caldo de casca de legumes que você preparou! Você pode servir quente, acompanhado de croutons crocantes ou queijo ralado para adicionar mais textura e sabor. Essa é uma opção perfeita para os dias mais frio.

Receitas Especiais

Sou amante da culinária e venho conquistando o paladar de muitos com minhas receitas inovadoras. Minha habilidade e as misturas de sabores e texturas vêm resultando em pratos únicos e deliciosos. Para você que quer aprender e inovar seu paladar, acompanhe o site diariosp.com.br. Todos os dias, terão receitas quentinhas para você aprender e se deliciar com essas gostosuras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo