Dinheiro

Gás de cozinha está caro? Confira essas dicas incríveis para economizar e diminuir impacto no orçamento

São José dos Campos-SP, 22 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (22) a redução do preço do gás de cozinha para as distribuidoras. Ainda assim, o preço continua alto. Afinal de contas, em muitos lugares passa dos R$ 100 e é preciso economizar.

Desta maneira, ainda mais para as pessoas de baixa renda, o preço do gás de cozinha causa um impacto importante no orçamento doméstico. Assim, evitar desperdício é uma necessidade para as famílias.

Por exemplo, entre abril de 2021 e abril de 2022, o produto subiu mais de 20%, como mostra uma reportagem publicada pelo portal de notícia Uol, no dia 1º de abril de 2022. Então, o blog Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Gás de cozinha está caro? Confira essas dicas incríveis para economizar e diminuir impacto no orçamento
Gás de cozinha está caro? Confira essas dicas incríveis para economizar e diminuir impacto no orçamento

Como gastar pouco gás de cozinha?

Agora, muitas pessoas ficam em dúvida se é possível economizar gás, assim como fazemos com o combustível do carro. No entanto, é possível sim e uma dessas medidas é manter o fogão sempre limpo.

Além de uma questão de higiene, ainda tirar as impurezas do equipamento e vai fazer com que precise fazer menos força. Consequentemente, também vai gastar menos gás, em uma medida simples e funcional.

Mas também devemos perder algumas manias, como ficar abrindo o forno toda hora para verificar algo que estamos assando. Aliás, no caso do fogão, ainda é interessante até deixar pré-aquecido, pois, assim, vai conseguir também economizar o seu gás.

Outra dica importante é organizar um dia para cozinhar, assim como fazemos para lavar roupa ou passar. Desta maneira, é possível cozinhar alguns produtos de uma só vez e guardar na geladeira para consumir depois. E não vai precisar ficar ligando e desligando o gás, pois, isso também faz gastar mais.

O que pode fazer o gás acabar tão rápido?

Assim como temos que verificar a mecânica do carro, os cabos e o jogo de velas, devemos fazer o mesmo com o fogão. Afinal de contas, os cabos que ligam o aparelho ao botijão podem também ressecar com o tempo.

Desta maneira, vai acabar consumindo gás mais rápido, além de aumentar risco de acidentes. Por isso, veja a data de validade do equipamento e até mesmo confira a válvula do botijão de gás. Então, quanto mais nova estiver, melhor e mais seguro vai ser. E ainda vai aliviar o seu bolso, que é o objetivo principal deste post.

É correto deixar a válvula do gás pela metade?

Por fim, algumas pessoas usam teorias extraídas da internet, como deixar a válvula do gás desligado ou pela metade para economizar. No entanto, isso não vai ajudar em cada. Pelo contrário, vai fazer gastar ainda mais gás de cozinha e poderá também colocar sua casa em risco. Portanto, use apenas as dicas mencionadas anteriormente.

 

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo