São José do Rio Preto, 05 de novembro de 2022, por Sérgio Carrieri – O Telemarketing Abusivo entrou de vez na mira da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Além disso, apenas 100 dias após a criação de um canal de reclamação, recebeu mais de 26 mil denúncias. Todas de consumidores que não autorizaram esse tipo de serviço.
Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer mais detalhes sobre essa notícia que interessa a muita gente que se sente incomodada com o excesso de ligações. Afinal, foi criado pelas companhias de telemarketing, um sistema agressivo de contatos. Mesmo com a negativa dos clientes, as ligações continuam por meses e às vezes até mais de uma por dia.
Denuncie a prática de Telemarketing Abusivo
Segundo a Senacon, apesar de ser um canal que atende a todo o território nacional, o estado que mais denuncia é Minas Gerais. Somente nos três primeiros meses de funcionamento, o canal já recebeu quase nove mil reclamações sobre Telemarketing Abusivo. Em seguida está o estado de São Paulo, que registrou mais de seis mil denúncias no período.
O Rio de Janeiro vem na sequência com 1,1 mil denúncias lideradas principalmente por bancos e operadoras de telefonia celular. Outro setor que também chama a atenção nesse tipo de comércio é o de TV por assinatura, que está no Top 3 de reclamações. Conforme destacado no artigo publicado em 4 de novembro, no Portal R7.
Como denunciar o Telemarketing Abusivo?
Os consumidores que quiserem denunciar o Telemarketing Abusivo praticado por algumas empresas têm duas opções. Em primeiro lugar, podem acessar o formulário eletrônico de reclamação no próprio site da Senacon. Informando a data e origem da ligação, incluindo o DDD, quando houver.
Em seguida, preencher também o nome da empresa de telemarketing ou a marca que ela representa. Se possível, solicitar quem deu a permissão para a oferta de produtos ou serviços para o número de telefone do consumidor. A outra opção é procurar uma unidade do Procon na cidade do reclamante, com esses mesmos dados.
Anatel cria prefixos específicos para telemarketing e cobrança
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está trabalhando forte no enfrentamento ao Telemarketing Abusivo. Depois da implantação do Não Me Pertube, criou o prefixo exclusivo 0303 para identificar as chamadas de telemarketing comercial. Bem como foi dura ao definir regras rígidas na utilização de robôs para efetuarem ligações.
Agora, para dificultar ainda mais a vida das empresas de cobranças, determinou a utilização de um prefixo exclusivo, o 0304. Ou seja, o consumidor poderá bloquear os números que abusam nesse tipo de ligação. Enfim, é uma forma de tentar diminuir um pouco os constrangimentos e aborrecimentos que essas ligações causam aos brasileiros.