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Cansado de Telemarketing Abusivo? Setor é alvo de mais de 26 mil reclamações em apenas três meses

São José do Rio Preto, 05 de novembro de 2022, por Sérgio Carrieri – O Telemarketing Abusivo entrou de vez na mira da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Além disso, apenas 100 dias após a criação de um canal de reclamação, recebeu mais de 26 mil denúncias. Todas de consumidores que não autorizaram esse tipo de serviço.

Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer mais detalhes sobre essa notícia que interessa a muita gente que se sente incomodada com o excesso de ligações. Afinal, foi criado pelas companhias de telemarketing, um sistema agressivo de contatos. Mesmo com a negativa dos clientes, as ligações continuam por meses e às vezes até mais de uma por dia.

Denuncie a prática de Telemarketing Abusivo

Segundo a Senacon, apesar de ser um canal que atende a todo o território nacional, o estado que mais denuncia é Minas Gerais. Somente nos três primeiros meses de funcionamento, o canal já recebeu quase nove mil reclamações sobre Telemarketing Abusivo. Em seguida está o estado de São Paulo, que registrou mais de seis mil denúncias no período.

O Rio de Janeiro vem na sequência com 1,1 mil denúncias lideradas principalmente por bancos e operadoras de telefonia celular. Outro setor que também chama a atenção nesse tipo de comércio é o de TV por assinatura, que está no Top 3 de reclamações. Conforme destacado no artigo publicado em 4 de novembro, no Portal R7.

Cansado de Telemarketing Abusivo Setor é alvo de mais de 26 mil reclamações em apenas três meses - Reprodução R7
Cansado de Telemarketing Abusivo Setor é alvo de mais de 26 mil reclamações em apenas três meses – Reprodução R7

Como denunciar o Telemarketing Abusivo?

Os consumidores que quiserem denunciar o Telemarketing Abusivo praticado por algumas empresas têm duas opções. Em primeiro lugar, podem acessar o formulário eletrônico de reclamação no próprio site da Senacon. Informando a data e origem da ligação, incluindo o DDD, quando houver.

Em seguida, preencher também o nome da empresa de telemarketing ou a marca que ela representa. Se possível, solicitar quem deu a permissão para a oferta de produtos ou serviços para o número de telefone do consumidor. A outra opção é procurar uma unidade do Procon na cidade do reclamante, com esses mesmos dados.

Anatel cria prefixos específicos para telemarketing e cobrança

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está trabalhando forte no enfrentamento ao Telemarketing Abusivo. Depois da implantação do Não Me Pertube, criou o prefixo exclusivo 0303 para identificar as chamadas de telemarketing comercial. Bem como foi dura ao definir regras rígidas na utilização de robôs para efetuarem ligações.

Agora, para dificultar ainda mais a vida das empresas de cobranças, determinou a utilização de um prefixo exclusivo, o 0304. Ou seja, o consumidor poderá bloquear os números que abusam nesse tipo de ligação. Enfim, é uma forma de tentar diminuir um pouco os constrangimentos e aborrecimentos que essas ligações causam aos brasileiros.

Sergio Carrieri

Nascido em São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem e morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!

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