Direitos

Dívidas e contas atrasadas é a realidade de um terço da população. Saiba como renegociar e conseguir descontos

São José do Rio Preto, 18 de novembro de 2022, por Sérgio Carrieri Dívidas atrasadas fazem parte da realidade de um terço da população brasileira. De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, já são mais de 68 milhões de pessoas endividadas. O que representa mais 420 mil brasileiros com o nome sujo apenas em setembro.

Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer mais detalhes de como renegociar dívidas e não ficar com o nome sujo. Além disso, também é possível conseguir bons descontos se o consumidor puder se entender com seus credores. Contudo, é preciso paciência e disciplina para conseguir os melhores resultados e não se endividar novamente.

Como iniciar uma renegociação de Dívidas?

Em primeiro lugar, é preciso que o cidadão tome para si o controle de seu orçamento para não contrair mais Dívidas. Ou seja, planejar o consumo responsável e evitar ao máximo, gastos desnecessários.  Como, por exemplo, visita á restaurantes e compras de roupas ou produtos que não são essenciais para o momento.

Em seguida, criar uma planilha de gastos para identificar onde exatamente o seu dinheiro está sendo direcionado. Definir uma parte para pagamento da renegociação e outra para alguma emergência. São passos simples, porém, muito importantes conforme destacado no artigo publicado em 18 de novembro, no Portal UOL.

Dívidas e contas atrasadas é a realidade de um terço da população. Saiba como renegociar e conseguir descontos - Reprodução UOL
Dívidas e contas atrasadas é a realidade de um terço da população. Saiba como renegociar e conseguir descontos – Reprodução UOL

É mais vantajoso pagar a Dívida á vista ou parcelar?

Pagar á vista ou parcelar as Dívidas vai depender da situação econômica de cada indivíduo, mas o ideal é sempre fugir dos juros abusivos. Se o valor a vista for menor que o valor da dívida, então é melhor juntar o dinheiro para pagar de uma vez. Por outro lado, se os juros forem menores, é melhor negociar o pagamento a prazo.

Muitos consumidores acreditam ser melhor deixar a dívida caducar e não pagar nada por cinco anos. Mas é preciso lembrar que a pessoa vai ficar vários anos sem poder comprar a prazo novamente. E mesmo que o nome saia da lista do Serasa, vai ficar na base de dados do credor, que pode informar outros comerciantes.

Renegocie o valor das Dívidas com sensatez

É fundamental que o consumidor tenha um bom desconto na hora de renegociar o valor das contas atrasadas. Mas é preciso também reconhecer os limites do bom senso para não perder uma boa oportunidade. Antes de tudo, ele deve buscar negociar diretamente com o credor, evitando assim os custos de atravessadores.

O acordo deve ser adequado para as duas partes e uma alternativa é focar sempre nos juros abusivos dos financiamentos no país. Outro fator é a dificuldade econômica atual e ninguém quer ficar sem receber, aproveite para renegociar. Enfim, é importante praticar o controle financeiro e evitar novas Dívidas.

Sergio Carrieri

Nascido em São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem e morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo