Direitos

Governo libera um ótimo benefício para quem tem CADÚNICO, confira

Belo Horizonte, 13 de novembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – O Governo Federal está disponibilizando um novo benefício ao cidadão por meio do CadÚnico. É o Telefone Popular, também conhecido como ferramenta Acesso Individual Classe Especial (AICE), que tem como principal objetivo garantir que os cadastrados tenham acesso a telefones fixos em condições específicas.

Para que as famílias tenham acesso ao telefone popular, inicialmente seus dados devem estar atualizados no portal Cadúnico. Para ficar atento, de acordo com as regras, o registro deve estar em dia há pelo menos dois anos. Portanto, para saber maiores detalhes do benefícios acompanhe esta matéria do nosso Blog.

Benefício chamado de Telefone Popular

Primeiramente, é importante notar que o custo mensal de assinatura tem uma taxa reduzida apenas R$ 15 por mês. No entanto, é importante observar que o valor depende dos impostos cobrados por cada Estado e região de atendimento da concessionária. As regras do novo programa Telefone Popular já estão estabelecidas. De acordo com informações do Governo Federal, atualmente a ferramenta tem um valor mensal de R$ 15,00 (não cumulativo).

Importante notar que a seguir estão as regras para usar o popular: 90 minutos: chamadas locais para outros telefones fixos; após 90 minutos: é necessário inserir o cartão de crédito no telefone popular. A mesma regra se aplica a chamadas de longa distância nacionais e internacionais feitas em telefones celulares.

Conforme mencionado anteriormente, uma cidade que pretenda aderir ao programa deve ter seus dados atualizados no Cadúnico há pelo menos dois anos. Além disso, ter conhecimento da renda familiar e dos ganhos do dia-a-dia é extremamente importante.

Portanto, para obter o Telefone Popular, deve-se entrar em contato com a concessionária de sua região. Para isso, o Familiar Responsável deve realizar o procedimento com o RG e o CPF em mãos. No entanto, se o CPF não estiver vinculado ao Cadúnico, também será necessário notificar o Título de Eleitor ou a Certidão de Nascimento.

Após o preenchimento das informações acima, a concessionária fará uma busca no banco de dados do Cadúnico para determinar se você tem a opção de contratar a Telefônica Popular. Caso a sinalização da empresa seja positiva, a empresa será obrigada a prestar atendimento em até sete dias.

Como solicitar este novo serviço?

Desde já, é importante destacar que os números já têm definição. Veja quais são:

  • 10312 – CTBC Telecom
  • 10314 – Oi Região 2
  • 10315 – Telefônica/Vivo
  • 10331 – Oi Região 1
  • 10343 – Sercomtel

Como fazer sua inscrição no Cadúnico para receber o benefício?

O cadastro geralmente é feito pessoalmente em centros, CRAS ou outros locais especializados na prestação de serviços cadastrais. Em seguida, o familiar responsável é entrevistado pelo profissional médico, que solicitará vários documentos que atestem sua condição.

O principal cuidador da família deve ter idade mínima de 16 anos, CPF ou título de eleitor e, preferencialmente, ser mulher. Neste contexto, será necessário que cada membro da família apresente pelo menos um dos seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  •  CPF;
  • Carteira de Identidade – RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.

A fim de confirmar as informações mencionadas acima, você pode conferir a reportagem feita pela equipe de jornalismo do G1, no dia 22/08, aqui.

Governo libera um ótimo benefício para quem tem CADÚNICO, confira
Governo libera um ótimo benefício para quem tem CADÚNICO, confira – G1

Por fim, estar atento a novos benefícios do governo federal é muito importante para não perder boas oportunidades. O telefone popular faz parte do rol de benefícios prestados pelo CADÚNICO e sempre estaremos atentos para informar o público das novidades. Por ora, se você gostou deste conteúdo preparado pelo site Diário Superpix, deixe seu comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo