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INSS está com problemas em seu banco de dados e novos benefícios podem atrasar; confira

São José do Rio Preto, 14 de novembro de 2022, por Sérgio Carrieri – O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vem apresentando seguidas falhas nos últimos meses. O que tem provocado diversas queixas de usuários que não conseguem atendimento. Além disso, a falta de informação pode atrasar a concessão de novos benefícios.

Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer mais detalhes sobre essa notícia que causa muitos transtornos para quem precisa do benefício. Sobretudo para aqueles que têm na aposentadoria, sua única fonte de renda. A princípio, o órgão alega instabilidades no banco de dados CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

INSS pode atrasar a concessão de novos benefícios?

Atualmente, o que se vê na prática é uma excessiva demora na análise e concessão de novos benefícios por parte do INSS. Segundo especialistas em direito previdenciário, o prazo legal estipulado é de 30 a 45 dias no máximo. Contudo, á diversos relatos de pessoas esperando a mais de um ano pela análise dos documentos enviados.

É muito comum a necessidade de se utilizar advogados para auxiliar os contribuintes em ter seus direitos respeitados. Caso contrário, a demora pode se estender ainda mais, tornando o processo muito mais oneroso para o cidadão. Conforme destacado no artigo publicado em 14 de novembro, no Portal Jovem Pan.

INSS está com problemas em seu banco de dados e novos benefícios podem atrasar; confira - Reprodução Jovem Pan
INSS está com problemas em seu banco de dados e novos benefícios podem atrasar; confira – Reprodução Jovem Pan

É possível solicitar o benefício do INSS pelo aplicativo?

O aplicativo “Meu INSS” pode auxiliar na atualização dos dados cadastrais do beneficiário, utilizando essa plataforma para agilizar o processo. Porém, com as falhas apresentadas pelo sistema, o INSS pode entender que não há documentos para serem analisados. Provocando até mesmo o cancelamento de todo o procedimento já realizado anteriormente.

Ou seja, uma baita dor de cabeça para os usuários e funcionários do órgão que buscam se entender nesse emaranhado de informações. Principalmente sobre as atualizações de entradas e saídas de empregos, que possuem o maior índice de reclamações. Enquanto isso, a fila de pessoas á espera de seus benefícios só tem aumentado, e a insatisfação também.

Quais os canais de atendimento do INSS?

Os que tentam escapar do problema recorrente de cadastro podem buscar ajuda por meio de outros canais de atendimento do INSS. No entanto, por conta das dificuldades, esses outros canais estão ficando sobrecarregados. Tanto o atendimento pelo telefone 135, bem como nos postos presenciais, o beneficiário tem sofrido para conseguir atendimento.

Afinal, são mais de 36 milhões de segurados recebendo algum tipo de benefício do governo federal. Número que vem crescendo anualmente e vão desde aposentadorias, pensões, auxílios sociais e trabalhistas. Enfim, são benefícios que a maioria da população depende, já que grande parte é quase a totalidade de rendimentos da família.

Sergio Carrieri

Nascido em São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem e morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!

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