Direitos

Próximo ano será cheio de Feriados Prolongados. Bom para o Turismo, mas ruim para a economia; confira

São José do Rio Preto, 04 de novembro de 2022, por Sérgio Carrieri – Os feriados prolongados vão fazer a alegria dos brasileiros em 2023. O que é bom para aliviar o estresse das pessoas e fomentar o combalido setor do Turismo. Sobretudo pelos efeitos ocasionados pela pandemia de Covid-19 e do isolamento social em 2020.

Dessa forma, o Diário Superpix, vem trazer mais detalhes sobre a lista de feriados que o país terá no próximo ano. Porém, é inquestionável também avaliar os prejuízos que esses feriados trazem para a economia brasileira. Ainda mais em tempos de falta de empregos e pressão inflacionária como os que estamos enfrentando neste momento.

Feriados Prolongados em 2023 serão a maioria

Ao contrário de 2022, quando a maioria dos feriados caiu em finais de semana, o próximo ano será bem mais generoso com os Feriados Prolongados. Já que a maioria das datas comemorativas vai cair numa quinta-feira, quatro no total. Outras três datas cairão numa sexta-feira e uma data apenas numa segunda-feira.

Em 2022, por exemplo, a única data comemorativa possível para emendar com o fim de semana será no dia 15 desse mês. Já que o feriado de Proclamação da República cai na terça-feira 15, ou seja, já na próxima semana. Conforme destacado no artigo publicado em 26 de outubro, no Portal Exame.

Próximo ano será cheio de Feriados Prolongados. Bom para o Turismo, mas ruim para a economia; confira - Reprodução Exame
Próximo ano será cheio de Feriados Prolongados. Bom para o Turismo, mas ruim para a economia; confira – Reprodução Exame

Excesso de Feriados Prolongados prejudica a economia

É difícil encontrar uma pessoa que não goste de Feriados Prolongados, seja pela oportunidade de viajar ou de ficar em casa mesmo apenas relaxando. Além disso, o setor de Turismo é um dos mais beneficiados, incluindo aí todos os trabalhadores que dependem dele. Porém, a Confederação Nacional do Comércio (CNC), mostrou o tamanho do prejuízo com o excesso de feriados.

Em 2022, quando tivemos um número menor de feriados, as perdas no comércio foram 22% menores em relação a 2021. Segundo a pesquisa da CNC, o prejuízo do comércio varejista foi superior a R$ 20 bilhões no ano passado. O que impactou significativamente na geração de novos empregos e na arrecadação de impostos, por exemplo.

Quais os principais Feriados Prolongados de 2023?

O Setor do Turismo, por outro lado, aguarda ansioso pela chegada dos Feriados Prolongados do próximo ano para recuperar o atraso de 2022. Entre os principais podemos destacar o Carnaval nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro. No mês de abril teremos dois feriados caindo numa sexta-feira, Paixão de Cristo dia 7 e Tiradentes dia 21.

Finalizando o primeiro semestre com o feriado do Dia do Trabalho, 1° de maio, numa segunda-feira. E depois uma sequência de feriados caindo numa quinta-feira no segundo trimestre, Corpus Christi (08/06), Independência (07/09) e Nossa Sra. Aparecida (12/10). Por último, e para quem pode viajar, teremos o feriado de Finados (02/11) também numa quinta-feira.

Sergio Carrieri

Nascido em São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem e morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo