São José do Rio Preto, 14 de novembro de 2022, por Sérgio Carrieri – A Semana de quatro dias já é motivo de estudos no mundo todo. Especialistas em dinâmicas trabalhistas enumeram uma série de benefícios promovidos por esse modelo de jornada. Como, por exemplo, a melhora no bem-estar dos funcionários e retenção de talentos.
Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer mais detalhes sobre esse estudo realizado em diferentes partes do mundo e da América Latina. Ainda mais por ser um assunto que interessa a muita gente que dedica grande parte da vida á um plano de carreira. E que, na maioria das vezes, pode ser um processo bem estressante.
Semana de quatro dias no Brasil é possível?
A princípio, é possível do ponto vista social a implantação no país da Semana de quatro dias de trabalho. Além disso, uma recente pesquisa realizada pelo Grupo WeWork juntamente com a Page Outsourcing, confirmou o interesse do brasileiro. Segundo dados do levantamento, 72% dos entrevistados aprovam a implantação desse modelo.
Esse modelo de expediente reduzido foi testado também em 73 empresas no Reino Unido e o resultado foi bem semelhante ao encontrado aqui. Por lá, foram entrevistados mais de 3.300 trabalhadores e empresários com aprovação superior a 80%. Conforme destacado no artigo publicado em 24 de setembro, no Portal InfoMoney.
Semana de quatro dias é o futuro do trabalho?
É difícil prever quando a Semana de trabalho poderá se tornar uma realidade no Brasil, ainda mais com a escassez de bons empregos no país. Porém, é inegável o impacto nos hábitos do trabalhador que a Pandemia de Covid-19 provocou. Além isso, a popularização do home-office muito provavelmente é uma mudança que veio para ficar.
Outro fator importante é o investimento crescente das empresas em meios de conexão para seus funcionários e em espaços cada vez mais descentralizados. Onde os colaboradores podem trabalhar cada vez mais distantes de seus escritórios. Contudo, essa não é a realidade da maioria dos trabalhadores pelo mundo, como da indústria e comércio.
Como funciona a Semana de quatro dias?
O conceito de funcionamento da Semana de quatro dias de trabalho é baseado num modelo bem conhecido no mundo corporativo. Especialistas classificam essa jornada de expediente como 100-80-100. Ou seja, o trabalhador recebe 100% do salário, trabalha 80% do tempo e se compromete a entregar 100% de produtividade.
Ainda de acordo com a pesquisa da WeWork no país, mais de 73% dos trabalhadores afirmam acreditar num ganho importante para a saúde e qualidade de vida. Enfim, toda mudança cuja finalidade seja promover o bem-estar da sociedade é sempre bem-vinda. Afinal, quem não gostaria de ter mais tempo de se cuidar e estar com a família?