Direitos

Você possui esses 3 direitos trabalhistas e nem sabe; confira

Recife, 12 de setembro, por Guilherme Lopes — Você sabia que muitas pessoas não fazem a menor ideia de quais são seus direitos trabalhistas? Então, se você está nessa situação, saiba que esse artigo é muito importante para você. Todo trabalhador precisa ter em mente quais são seus direitos e quais são seus deveres. Porém, a quantidade de trabalhadores que não fazem ideia quais são os próprios direitos trabalhistas é assustadora.

Isso, além de ser algo assustador, também é algo muito perigoso, pois abre margem para que chefes se aproveitem disso para fazer com que você trabalhe mais do que deveria, sem receber o valor justo por seus serviços. Por isso, se você está nessa situação, não deixe de anotar cada um dos direitos trabalhistas apresentados nessa matéria.

A importância de conhecer seus direitos trabalhistas

Em primeiro lugar, precisamos entender o motivo pelo qual conhecer seus direitos trabalhistas é tão importante. Assim, sabe-se que existem muitas pessoas que não levam tão a sério quanto deveriam ter esse conhecimento. Basicamente, conhecer os seus direitos trabalhistas é uma garantia que você receberá o valor justo pelos seus serviços e que não será explorado.

Limite na quantidade de horas extras

O primeiro direito dessa lista é algo que de certa forma parece não fazer muito sentido no primeiro momento. Porém, tem como objetivo garantir que o trabalhador CLT não ficará sobrecarregado com a quantia de horas extras.  Basicamente, conforme a matéria da ISTOE, publicada em setembro de 2021, o máximo de horas extras permitidas por lei são 2 horas por dia.

Você possui esses 3 direitos trabalhistas e nem sabe; confira. Fonte: Istoe
Você possui esses 3 direitos trabalhistas e nem sabe; confira. Fonte: Istoe

Direito a intervalo

O segundo  direito dessa lista você com certeza conhece, porém não deve saber como exatamente funciona. Desse modo, esse direito assegura que todo trabalhador de carteira assinada possui direito a, no mínimo, 1 hora de intervalo para se alimentar e descansar.

Por isso, saiba que se o seu empregador te dá um intervalo drasticamente inferior a 1 hora, essa é uma pratica abusiva. E que, nessa situação, você pode e deve entrar com uma ação judicial contra ele.

Faltas justificadas

Por fim, você também tem direito a faltas justificadas, sem que haja qualquer tipo de desconto no seu salário. Muitas pessoas acham que isso só se aplica a situações onde você precisa repousar por razões medicas.

Entretanto, na verdade, você possui direito a, por exemplo, faltar até 3 dias sem que haja descontos na sua folha de pagamento. Para se casar – e outros eventos – você pode faltar durante determinados períodos sem ter descontos no seu salário.

Como é o caso do nascimento de filhos, em que os pais podem faltar até 10 dias! Muitas pessoas acreditam que só as mães podem passar um tempo sem trabalhar sem que haja descontos no salário após o nascimento de filhos.

Contudo, isso também vale para pais. Mas, claro, o tempo para os pais é bem menor do que o tempo das mães. Esperamos que você tenha gostado da matéria e se você quer aprender muito mais coisas a respeito de educação financeira, direitos trabalhistas e empreendedorismo, não deixe de conferir o blog DIÁRIO SUPERPIX.

Guilherme Lopes

Guilherme Emanoel Lopes da Silva, redator freelancer com experiência escrevendo artigos a respeito de finanças, com foco no tema de empreendimentos e investimentos. Tenho como principal objetivo introduzir de maneira simples e dinâmica a educação financeira no dia a dia de pessoas que nunca estudaram sobre isso antes, e procuram uma forma de começar a estudar sobre finanças, busco atingir principalmente adolescentes que buscam um meio de entrar no mercado de trabalho e se preparar para o futuro, porém não sabem por onde começar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo