Especiais

Segurança pública, uma preocupação de todas a regiões

A Segurança Pública é uma preocupação dos governos

São José dos Campos-SP, terça-feira, 23 de maio de 2023, por Wagner Duarte – A segurança pública é sempre uma grande preocupação, especialmente nas grandes cidades e nas regiões metropolitanas. Afinal de contas, nesses lugares, a criminalidade é maior, até por conta da maior circulação de gente.

Contudo, as pequenas cidades e as áreas rurais também muitas vezes sofrem com a violência e buscam soluções concretas e decisivas para resolver os problemas. Mas, cada local tem uma realidade diferente e, por isso, é importante sempre pensar de forma regionalizada.

Isso porque o que pode ser bom para um lugar, pode não ser bom para o outro. E isso precisa de um diagnóstico de profissionais da área de segurança pública, que são devidamente preparados para isso. E o portal DiarioSP chegou a fazer matéria falando sobre o assunto.

Investimento em projetos sociais

Agora, o que certamente vai ajudar em qualquer situação é o investimento nas crianças e jovens. Neste caso, entram em cena os projetos sociais, desde que bem coordenados.</p> <p>Desta maneira, vale aposta nas escolas e cursos técnicos, capacitadores, que vão nortear o futuro dos jovens. Com isso, vão ter uma ocupação, vão se sentir mais úteis e, provavelmente, vão se afastar das drogas e, consequentemente, da criminalidade.

Então, há essa preocupação por parte de muitos governos, que apostam nesses projetos, especialmente nos bairros mais carentes. Por exemplo, esses cursos gratuitos profissionalizantes para famílias de baixa renda são uma boa oportunidade de conseguir um aprendizado e um encaminhamento no mercado de trabalho.</p> <p>Em várias cidades brasileiras, existem projetos neste sentido, tanto por parte das prefeituras quanto por parte de ONG (Organização Não-Governamental).

Até mesmo policiais e policiais aposentados fazem projetos neste sentido, voltados para atender aos jovens. Mas, principalmente, para também tentar aproximar as forças de segurança da população gerando uma relação de confiança mútua.

Inteligência e investigação

Além disso, quando os crimes acontecem, há a necessidade de se elucidar e resolver o problema, punindo os culpados e dando exemplo para a sociedade. No entanto, isso também exige estrutura do Estado e uma polícia mais bem equipada.

Para isso, o chamado serviço de inteligência também tem um trabalho essencial. Assim, poderá até mesmo prever alguns crimes e deixar a situação mais clara.

Então, quando se investe em investigação e inteligência, é possível descobrir os crimes, prender os culpados e evitar que novos crimes aconteçam. E tudo passa pelo investimento do poder público, responsável por resolver os problemas e por ajudar a sociedade neste sentido.

Dabliu Mendes

Dabliu Mendes é um jornalista brasileiro, atualmente mora na cidade de Nova Mutum e tem atualmente 34 anos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo