Direitos

O Bolsa Família vai retornar? Saiba como se cadastrar para receber

Belo Horizonte, 22 de novembro de 2022, por Edmar Oliveira – O programa Bolsa família voltou a ser tema nos noticiários após o rumores de que voltará a ser pago. Este foi o principal programa de distribuição de renda no Brasil por vários anos e atendeu a milhões de pessoas.

Com o novo governo, existem rumores de que o Auxílio Brasil será substituído por uma nova versão do Bolsa Família. Portanto, para saber mais informações sobre este programa e como se cadastrar, confira o blog Diário SP, onde constam estas e outras informações.

O que é o Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa de distribuição de renda que visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Dessa maneira, foi instituído no ano de 2004, reunindo vários programas sociais oferecidos pelo Governo Federal. Assim, as famílias que recebiam benefícios separados, passaram a receber e forma unificada na mesma data.

O Bolsa Família vai retornar? Saiba como se cadastrar para receber - Reprodução Globo
O Bolsa Família vai retornar? Saiba como se cadastrar para receber – Reprodução Globo

Após o auge da pandemia, o Bolsa Família foi substituído pelo programa Auxílio Brasil. Dessa forma, houve um aumento no valor pago para os beneficiários Também houve uma expansão no número de atendidos, gerando um aumento de 400 mil famílias, conforme reportagem apresentada pela jornalista Renata Baptista, no portal Globo, em 21 de novembro de 2022.

O programa vai voltar?

Primeiramente, cabe citar que o programa Auxílio Brasil paga o valor médio de R$ 607,57 por família atendida. As regiões do Brasil com maior número de atendidos são o Nordeste, seguido pela região Sudeste. Apenas no estado da Bahia, por exemplo, são atendidas mais de 2 milhões de famílias em 417 municípios.

Tendo em vista a mudança de governo para o próximo ano, uma das notícias mais comuns se refere a uma nova alteração no programa, extinguindo o nome Auxílio Brasil. Dessa maneira, em seu lugar, os novos governantes pretendem retornar com o Bolsa Família, atendendo aos mesmos beneficiários. Além disso, o novo programa pode vir com um aumento de R$ 150,00 por filho menor e 18 anos em cada família.

Como se cadastrar para receber o benefício?

Tendo em vista que ocorrerá apenas uma mudança de nome e organização no programa, não será preciso um novo cadastro. Dessa forma, as mesmas pessoas que recebem o Auxílio Brasil irão receber também o novo Bolsa Família, caso se concretize a mudança, incluindo o possível adicional a ser implementado.

No entanto, é preciso frisar que para receber este e outros benefícios, é preciso que as famílias estejam com o cadastro em dia no Cadúnico do Governo Federal. Portanto, para se cadastrar é preciso baixar o aplicativo do Cadúnico e lançar os dados solicitados. Em um segundo momento, é necessário comparecer ao CRAS ou posto de atendimento mais próximo levando os documentos originais para finalizar o cadastro. Agradecemos a leitura até aqui e nos vemos na próxima matéria!

Edmar Antonio

Natural de Minas Gerais, graduado em Administração, licenciado em Geografia, Pós-graduado em Gestão de Projetos e Educação Especial. Apaixonado por mercado de capitais, criptomoedas, empreendedorismo, gestão de empresas, assessoria de projetos sociais, Geopolítica, Finanças, Geografia Humana, Filosofia e Humanidades. Professor e praticante de Artes Marciais, entusiasta de rock, filmes, séries, HQs, bons livros e cultura popular em geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo