Alerta

13º salário do Bolsa Família: saiba se ele vai sair ainda em 2023 e confira os motivos

O governo brasileiro anunciou recentemente que não planeja trazer de volta o pagamento do 13º salário para os beneficiários do programa Bolsa Família. Essa medida era uma promessa de campanha do presidente anterior, mas não foi implementada durante seu mandato. Apesar da pressão de alguns setores, o atual governo afirma que não tem recursos suficientes para financiar esse benefício adicional.

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Cidadania, o orçamento destinado ao Bolsa Família já está comprometido com o pagamento regular dos benefícios, e não há margem para incluir o 13º salário sem afetar outros programas sociais. Essa notícia foi recebida com desapontamento por muitas famílias que dependem do Bolsa Família para sobreviver.

Especialistas defendem criação do benefício

A decisão do governo também gerou críticas de especialistas em políticas sociais, que argumentam que o 13º salário seria uma forma de ajudar as famílias mais vulneráveis a lidar com os efeitos econômicos da pandemia de COVID-19. No entanto, o governo afirma que está buscando outras formas de apoiar essas famílias, como, por exemplo, por meio de ações de transferência de renda emergenciais.

Apesar da falta de recursos, alguns setores continuam pressionando o governo a reconsiderar sua posição em relação ao 13º salário. No entanto, até o momento, não há indicações de que haverá uma mudança de política nesse sentido.

Em suma, a decisão do governo de descartar a volta do 13º salário para o Bolsa Família é uma notícia desapontadora para muitas famílias que dependem desse programa social. Embora o governo esteja buscando outras formas de apoiar essas famílias, a falta de recursos financeiros é um obstáculo para a implementação de medidas adicionais. Resta aguardar para ver se haverá alguma mudança nessa política no futuro próximo. Para mais informações sobre o programa Bolsa Família, confira o site https://diariosp.com.br/.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo