Alerta

Auxílio-acidente: como fazer para receber

Se você sofreu um acidente e está passando por dificuldades financeiras, é importante saber que pode ser elegível para receber o auxílio acidente. Essa é uma ajuda oferecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aqueles que ficaram incapacitados de trabalhar em decorrência do acidente.

Para solicitar o auxílio acidente, é necessário ter a qualidade de segurado no INSS e comprovar que houve a redução da capacidade para o trabalho. Além disso, é importante destacar que o benefício não é acumulável com aposentadorias, exceto a por invalidez, e nem com outros benefícios previdenciários.

O primeiro passo para solicitar o auxílio acidente é agendar uma perícia médica no INSS. Nesse momento, será avaliado se houve realmente a redução da capacidade para o trabalho e qual o grau de incapacidade. É importante levar todos os documentos médicos disponíveis para comprovar o acidente e as sequelas que ele deixou.

Caso o auxílio seja concedido, ele será pago mensalmente e o valor corresponde a 50% do salário de benefício, que é calculado com base na média dos maiores salários de contribuição do trabalhador. Esse valor é reajustado anualmente de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

É importante ressaltar que o auxílio acidente não tem prazo determinado para acabar, pois ele é pago enquanto durar a incapacidade para o trabalho. No entanto, o beneficiário deve passar por reavaliações periódicas para comprovar que ainda possui a redução da capacidade para o trabalho.

Portanto, se você sofreu um acidente e está passando por dificuldades financeiras, não deixe de buscar seus direitos e solicitar o auxílio acidente. Para mais informações, acesse o site do INSS ou procure um advogado especializado em direito previdenciário.

Neste artigo, você aprendeu como receber o auxílio acidente do INSS. Se você sofreu um acidente e está com dificuldades financeiras, saiba que pode contar com essa ajuda. Para solicitar o benefício, é necessário comprovar a redução da capacidade para o trabalho e agendar uma perícia médica no INSS. Lembrando que o auxílio é pago mensalmente e corresponde a 50% do salário de benefício. Busque seus direitos e não deixe de solicitar o auxílio acidente se você se enquadra nos requisitos necessários. Veja mais sobre o assunto no site do Diariosp.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo