Alerta

INSS: confira os golpes mais comuns contra aposentados e se proteja

Os aposentados são frequentemente alvos de golpes que visam enganá-los e tirar proveito de sua condição. Infelizmente, muitas vezes esses golpes são bem-sucedidos, resultando em perda financeira significativa para os idosos. É importante estar ciente dos principais golpes contra os aposentados para se proteger. O Diáriosp sempre traz diversas matérias sobre o assunto.

Principais golpes contra os aposentados

1. Golpes por telefone

Um dos golpes mais comuns contra os aposentados é feito por telefone. Nesses casos, os criminosos se passam por funcionários do INSS ou de bancos e solicitam informações pessoais e bancárias dos idosos. Eles usam essas informações para realizar saques fraudulentos ou transferências de dinheiro.

2. Fraudes com empréstimos consignados

Outro golpe frequente é o das fraudes com empréstimos consignados. Nesses casos, os golpistas convencem os aposentados a fazer empréstimos com juros altíssimos e taxas abusivas, muitas vezes sem informar corretamente os termos do contrato. Isso pode levar os idosos a dívidas impagáveis e até mesmo à perda de suas casas.

3. Falsos funcionários públicos

Alguns golpistas se apresentam como funcionários públicos, como policiais ou fiscais, e inventam multas ou dívidas inexistentes para obrigar os aposentados a pagar altas quantias em dinheiro. Eles podem ameaçar os idosos com ações judiciais ou prisões caso não cumpram suas exigências.

4. Fraudes na venda de produtos e serviços

Por fim, muitos golpistas tentam enganar os aposentados com falsas ofertas de produtos e serviços, como remédios milagrosos ou consertos de casa. Eles podem pedir um adiantamento ou cobrar preços absurdos, mas nunca entregar o que foi prometido.

É importante que os aposentados fiquem atentos a esses golpes e sempre desconfiem de ligações ou visitas inesperadas. Além disso, nunca devem fornecer informações pessoais ou bancárias sem ter certeza da identidade da pessoa ou instituição que está solicitando. Ao suspeitar de um golpe, é importante denunciá-lo às autoridades para que outras pessoas não sejam prejudicadas.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo